GIRO DA NOTÍCIA

MÉXICO ESTUDA LIBERAR O USO DA CANNABIS PARA CONSUMO PESSOAL.

#México desiste de lutar contras as drogas e lança projeto para legalizar o Cannabis.


O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nessa Quinta-Feira, 21, que irá propor o uso da Maconha (Cannabis), em estudos científicos e medicinais. A pauta prevê a legalização do uso pessoas da erva. O produto, se liberado, será usado em fabricação de remédios e antibióticos naturais.

O projeto será enviado ao Congresso Nacional do México, onde passará por um estudo. A legalização prevê mudanças na pena e lei federal de saúde para autorizar o uso de medicamentos elaborados a base da maconha ou seus ingredientes ativos, assim como autorizar pesquisa para produtos que a contenham.

O presidente reconheceu que esta mudança foi resultado de uma série de fóruns que seu governo realizou em todo o país depois da histórica decisão do Supremo Tribunal em novembro de 2015, que permitiu que quatro pessoas cultivassem e consumissem maconha. "Os participantes daqueles fóruns expuseram a importância de aumentar a quantidade de maconha que pode ser considerada para uso pessoal, com o objetivo de não criminalizar os consumidores", disse o mandatário.

O México lutou por anos o fim das drogas no país, sem resultados. No entanto, reconheceu que esta batalha, iniciada na década de setenta pelo presidente Richard Nixon, fracassou. "Não conseguiu inibir a produção, o tráfico e o consumo de drogas no mundo", afirmou. Peña Nieto disse que seu país, que acumulou na última década, mais de 100.000 mortes relacionadas com a luta contra o tráfico de drogas, pagou "um preço excessivo" pela proibição.


Nenhum comentário