GIRO DA NOTÍCIA

AMAPÁ TEM PEQUENO SURTO DE CAXUMBA EM ESCOLAS.

#Alunos irão tomar  doses da vacinação tríplice viral contra caxumba, sarampo e rubéola nas duas unidades de ensino.


A Vigilância Epidemiológica do Amapá confirmou 38 casos de caxumba em duas escolas estaduais da capital: 16 na Alexandre Vaz Tavares e 22 na Escola Risalva Freitas do Amaral.

Diante da grande quantidade de alunos que contraíram a doença, a Secretaria Municipal de Saúde informou que iniciou a vacinação tríplice viral contra caxumba, sarampo e rubéola nas duas unidades de ensino. A imunização é direcionada aos estudantes que não ficaram doentes e aos familiares daqueles que foram infectados.

Segundo a Secretaria, como a doença não tem notificação obrigatória, é possível que o número de alunos com caxumba seja maior.

A melhor forma de prevenir a doença é a vacina. Quem tem de um a 29 anos deve receber duas doses da tríplice viral. A partir dos 30 anos até os 49 é necessária apenas uma dose. Grávidas não podem ser imunizadas.

A transmissão da caxumba é por via respiratória, por isso ações como a higienizar as mãos, manter ambientes bem ventilados e proteger boca e nariz ao falar, tossir e espirrar podem ajudar a evitar o

Os principais sintomas da doença são inchaço na região do pescoço, dor ou dificuldade para engolir, dor de cabeça e febre não muito alta.

Amapá inicia vacinação em escolas após pequeno surto de caxumba

Nenhum comentário