GIRO DA NOTÍCIA

ORLA LIVRE DE BRASÍLIA TERÁ MUDANÇAS NO PROJETO ORIGINAL.

#Revisão do projeto foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), no início de sua gestão. Até o momento não há prazo para a conclusão da análise. No entanto, a secretária de Meio Ambiente informou que ações de emergência podem ocorrer.



O projeto "Orla Livre", que trata da desobstrução e melhoria da região ao redor do Lago Paranoá, passará por mudanças que estão sendo avaliadas pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. O governo afirma que o processo de desocupação vai continuar, mas quer rever a necessidade de implantar todas as benfeitorias, intervenções e mobiliário urbano previstos no texto.

A revisão do projeto foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), no início de sua gestão. Até o momento não há prazo para a conclusão da análise. No entanto, a secretária de Meio Ambiente informou que ações de emergência podem ocorrer.

"Não estamos falando em não dar sequência à desobstrução, nem no sentido de obstruir alguma área já desobstruída. Isso seria uma ofensa à decisão. Porém o GDF fará uma avaliação sobre a continuidade ou não das obras que foram iniciadas no governo passado" afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

Além da desocupação da orla, baseada em uma decisão judicial que mandou retirar construções a menos de 30m das margens do Lago, a proposta vencedora do concurso do plano urbanístico de ocupação- Masterplan- também prevê a implantação de quiosques e até mesmo a construção de uma roda gigante. Ao todo seriam utilizados 38 dos 109 quilômetros de perímetro do Lago Paranoá para dar acesso ao reservatório.

"Concordamos que as áreas de preservação ambiental devem ser desocupadas, mas algumas delas não devem ser reocupadas por alguns dos aparelho apontados no projeto. Esta é umas das questões em análise", informou a secretária de Desenvolvimento Urbano.

O processo de desobstrução teve início em 2015, na gestão de Rodrigo Rollemberg. Desde este período, audiências públicas têm sido organizadas para discutir a melhor abordagem sobre o tema.

Orla Livre de Brasília terá mudanças no projeto original

Nenhum comentário