GIRO DA NOTÍCIA

PARIS SEDIARÁ A 10ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA LGBT EM 2018.

#Olimpíadas é semelhante ao que ocorre no Rio de Janeiro.


A capita da França, Paris, sediará a 10ª edição da Olimpíada Gay, "Gay Games", evento no qual o Brasil concorreu em 2012 com: Londres (Inglatrerra), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Limerick (Irlanda) e Orlando (EUA). No país São Paulo e Rio de Janeiro disputavam a elaboração dos jogos.

Para a realização da "Olimpíada Gay", as cidades deveriam apresentar uma "Carta de Intensão Formal", onde destacavam os motivos da realização do evento na quela cidade, juntamente com o pagamento das taxas de inscrição. Para o pagamento, o CDG brasileiro contará com as doações de empresas e pessoas físicas. A mais bem apresentada foi Paris.

Apensar do nome, os jogos são abertos para todos os tipos de gêneros sem exigir qualificação para participar das competições. A 'Olimpíada Gay', ocorre de forma semelhante ao tradicional, com entrega de medalhas, tocha olímpica, comerciais especiais e ocorre a cada 4 anos.

A Federation of Gay Games (FGG), órgão organizador do evento, preza a divulgação dos jogos mundialmente e recebe atletas de diversos países, principalmente dos que criminalizam a homossexualidade.

O evento teve como sede: Vancouver, Nova York, Amsterdã, Sydney, Chicago, Cologne e se prepara para ocupar Paris em 2018, entre 4 e 12 de Agosto com o tema: "Pessoas em primeiro lugar", Mergulho, natação, boliche, basquete, boxe, handebol, futebol, golf, judô e outras modalidades fazem parte da programação.

Tom Waddell, fundador dos jogos, tentou por anos que o evento se chamasse oficialmente "Olimpíadas Gays", mas o nome foi contestado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Olímpico dos EUA (USOC). As entidades basearam-se na lei "Amateur Sports Act", de 1978, que dá exclusividade ao termo "Olimpíada" para os jogos já tradicionais.

A proibição de termologia não desanimou Waddell, que alterou o nome e prosseguiu com a ideia reunindo fundos suficientes para a realização de uma maratona de jogos. Ele foi um dos primeiros atletas americanos a se assumir gay, quando em 1970 apareceu na capa da revista de fofocas "People" com seu então namorado, o designer Charles Deaton.

Waddell faleceu em 1985 por complicações decorrentes do HIV, mas seu legado prosseguiu. Em 2009, o documentário "Claiming the Title: Gay Olympics on Trial" detalha a batalha judicial sobre o nome do evento.

Veja abaixo a cerimônia de abertura da edição 2014 da Olimpíada Gay:


Evento chega em sua décima edição
Brasil foi candidato em 2012

Nenhum comentário