SEMANA COMEÇOU COM MANIFESTAÇÕES NO RIO DE JANEIRO.
Novas regras de transportes não agradaram motoristas.
A Segunda-Feira 15 é de protesto no Rio de Janeiro, centenas de motorista começaram a semana protestando contra as novas regras dos transportes. Desde Sábado 13, todos os veículo (vans e kombis) estão proibidas de circular pela capital carioca.
Hoje pela manhã, uma manifestação passiva reuniu diversas vans por volta das 06:00, próximo a Secretária dos Transportes, pois o grupo desejava entregar um documento. Não ouve bloqueio no transito.
Ainda de acordo com os manifestantes, eles pretendem permanecer no local até que o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes os recebam. Segundo eles as novas regras fazem os motoristas circularem em regiões perigosas e sem planejamento, "Eles querem que a gente passe por lugares de favelas, ruas perigosas. O itinerário que eles criaram tem ruas na contra mão e ladeiras que os carros não conseguem subir", disse Vagner Bernardes Vilar, de 51 anos, é operador de van.Vagner também afirmou que a mudança fez aumentar o desemprego, fazendo muitos trabalhadores ir para o "olho da rua", "Nós só queremos trabalhar. O prefeito mudou o sistema. Antes era o TEC, Transporte Especial Complementar, agora é o STPL, Sistema de Transporte Público Complementar. Ele acabou com mais de 3 mil vagas de trabalho. Com isso teve uma defasagem, um monte de pessoa no olho da rua procurando emprego. Ele quer que a gente trabalhe em dois turnos, durante 24h sendo que nem ônibus trabalha de madrugada. Eles estão favorecendo os empresários de ônibus e nós não temos como competir", afirmou Vilar.
No último Sábado cerca de 17 vans foram apreendidas por fiscais, sendo que 13 circulavam por regiões proibidas pelas novas regras.


Nenhum comentário