MAIS DUAS COMPORTAS SÃO FECHADAS NO ESTALEIRO DE PORTO ALEGRE.
Nível da água abaixou.
Mais duas comportas do estaleiro de Porto Alegre foram fechadas no fim da tarde dessa Segunda-Feira 12, para evitar e evasão do rio Guaíba no centro histórico da capital. Esse é a primeira vez que todas as 14 comportas do cais são fechadas e usadas para esse fim. Segundo dados da Defesa Civil local, o Guaíba registrava 2 metros e 88 centímetros acima do normal na noite de ontem batendo recorde.
Na manhã dessa Terça-Feira 13, o nível do Guaíba diminuiu, passado de 2,88, para 2,82. Segundo informações, uma das comportas já foi reaberta. As informações foram divulgadas pelo Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre.
A previsão é de muita chuva para os próximos dias em todo o Rio Grande do Sul, além dos estados de Santa Catarina e Paraná. Ao todo são 57 cidades em situação de emergência e 47 mil pessoas atingidas em situação precária.
CAIS: O Cais Mauá de Porto Alegre foi construído na década de 70, depois que uma forte chuva fez com que o nível do Guaíba chegasse ao centro da capital gaúcha, conhecida hoje como centro histórico. As 14 grandes comportas de ferro, ao lado do porto nunca foram usadas e hoje é ponto turístico da capital.
Para os próximos anos, a prefeitura juntamente com órgãos empresariais, pretendem revitalizar a área, transformando em um centro comercial, com lojas , restaurantes, mercados e espaço para ciclistas e esportes. São mais de 181 mil m² dedicados a cultura, lazer, gastronomia, turismo, negócios e eventos. Em 25 anos, estima-se que o Cais Mauá resulte em investimentos em torno de R$ 500 milhões. Quando estiver em pleno funcionamento, vai gerar 28 mil empregos.
Nenhum comentário