GIRO DA NOTÍCIA

RISCO DE NOVAS BARRAGENS ROMPEREM É GRANDE.

Samarco admitiu o alto risco de novos desastres.

     O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) confirmou nessa Quarta-Feira 18, que há risco de novos rompimentos em novas barragens das cidades de Santarém em Minas Gerais. Para o o diretor dos Direitos Humanos as altas multas servem para a empresa responsável Samarco, recupere o quanto antes as barragens.
     O diretor de Fiscalização do DNPM, Walter Arcoverde destacou em reunião que "Temos que nos precaver" . O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro de Mariana, Ronaldo Alves Bento, também disse que existe iminente risco de rompimento. “Tem gente que não foi desmobilizada em Barra Longa e outros distritos. Temos que nos preocupar, sim, com um plano de ação”.
     Nessa Quarta-Feira 18 a empresa responsável pelas barragens, Samarco, admitiu o alto risco de novos desastres em algumas barragens velhas e desativadas. 
     Há doze dias, uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco - controlada pela Vale e pela BHP - se rompeu e destruiu o distrito de Bento Rodrigues, deixando mais de 600 moradores desabrigados. Sete mortos foram identificados, quatro corpos aguardam identificação e 12 pessoas permanecem desaparecidas. Até o momento não há informações de novas residencias para os atingidos. Os governos estaduais juntamente com o Governo Federal trabalham para capitação de fundos para a "reconstrução" do Rio Doce, o principal de Minas Gerais e Espírito Santo.


Nenhum comentário