GIRO DA NOTÍCIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA É INVADIDA POR ALUNOS.

Houve conflito entre polícia e alunos.

     Alunos da Universidade de Brasília (UNB), invadiram a reitoria na noite dessa Quinta-Feira 03, para protestar contra os atrasos em bolsas de auxilio estudantil para alunos de fora e para alunos de baixa renda. A invasão se concentra na reitoria do prédio. O grupo permaneceu durante toda a noite na universidade.
     Em coletiva de imprensa na manhã dessa Sexta-Feira 04, o reitor responsável pela universidade, Ivan Camargo, disse que a invasão é desnecessária. “um ato sem propósito claro, impossibilitando um diálogo com os ocupantes”. O mesmo destacou que irá resolver o problema o mais rápido possível com diálogo, não descartando possível ação judicial e reintegração de posse.
     Ivan disse que não houve atraso nos auxilio, e que o MEC disponibilizou R$ 6 milhões para o pagamento das bolsas, segundo ele, o pagamento aos alunos ocorrerá na próxima Segunda-Feira 07.
     César Tibúrcio responsável pelo Planejamento e Orçamento da UnB, disse que a balsa auxilio aos alunos depende do Ministério da Educação. O mesmo destacou que o repasse desse mês não foi liberado para a universidade até o momento. “Isso (corte de bolsas) depende do repasse que é feito pelo MEC. Estamos aguardando. O dinheiro deste mês ainda não foi liberado”, disse Tibúrcio.
     Uma barricada foi montada no segundo andar do prédio para impedir o acesso de funcionários além da imprensa. Para entrar no local os jovens quebraram vidros, janelas e portas. Por volta das 20h da noite dessa Quinta-Feira 03, à polícia entrou em conflito com alunos, houve pânico e correria. Funcionários da universidade também se envolveram nas confusões impedindo os manifestantes de entrarem na reitoria.
     A UNB possui um total de 2 mil bolsas e mais de 700 auxilio moradia, um gasto positivo anual de R$ 25 milhões de reais.

Nenhum comentário