GIRO DA NOTÍCIA

VOCÊ CONHECE O AEDES AEGYPTI? O INFORMATIVO TE EXPLICA.

#Infográfico trás as principais informações do mosquito.

O pequeno mosquito, Aedes aegypti, parece inofensivo, mais pode transmitir graves doenças como: Febre Amarela, Zika, Dengue, chikungunya, guillain, Dengue hemorrágica entre outras enfermidades. A principal doença, e considerada a mais grave por médicos e cientistas, é o vírus Zika. O mesmo é transmitido além do Aedes, pelo sexo, suor, saliva e até urina.

O Zika, diagnosticada de maneira retardatária, pode provocar lesões greves, como em mulheres gravidas, que podem dar a luz à crianças com microcefalia, má formação do cérebro. Estudos aprofundados pesquisam a ligação entre o Zika e a microcefalia, doença extremamente grave.

O mosquito é comum em países subtropicais, como o Brasil, América Latina e África. O inseto pode se proliferar em ambientes úmidos e quentes como: regiões com clima favorável, porões, esgotos além de água parada e locais com alto acúmulo de lixo. O desenvolvimento do embrião do mosquito leva cerca de 48 horas e, a partir de então, o ovo torna-se extremamente resistente.

A fêmea é o gênero responsável pela transmissão das doenças, através da picada. Ao picar uma pessoa infectada com o vírus, a fêmea do mosquito suga o sangue e passa por um período de incubação e, após oito a dez dias, já está apta a transmitir a doença à próxima pessoa que for picada.

Veja a baixo o infográfico sobre o mosquito.


Nenhum comentário