GIRO DA NOTÍCIA

5 PESSOAS SÃO DIAGNOSTICADAS COM H1N1 EM BRASÍLIA.

#Secretaria descartou surto na região do planalto.


A Secretária de Saúde do Distrito Federal, confirmou nessa Segunda-Feira, 28, 5 casos de influenza A H1N1. O mesmo descartou um possível surto da doença. A Gerência de Vigilância Epidemiológica e Imunização, (GVEI), destacou que até o momento os casos sãos semelhantes aos de anos anteriores.

Em 2015, não houve registro da doença no Distrito Federal, DF. No ano de 2014, foram contabilizados 24 casos, sendo três residentes de outras unidades da federação. A gerente da GVEI, Juliana Soares de França, informou que a secretaria vai manter o calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que será inciado em 30 de abril. "Recebemos a orientação do Ministério da Saúde de manter o cronograma e continuar monitorando e notificando os casos da doença", explica.

Neste ano, jovens de 12 a 21 anos do sistema prisional também serão incluídos no grupo de imunização. Além deles, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, presos e os funcionários do sistema prisional serão alvo da campanha.

H1N1: A Influenza A (H1N1) tem características parecidas com a gripe comum. No entanto, pode causar danos maiores ao sistema respiratório e até levar à morte caso a pessoa não procure ajuda médica. A ocorrência da H1N1 é maior no inverno. No entanto, a transmissão também pode ocorrer de forma acentuada no verão.

Os principais sintomas da gripe H1N1 são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.

A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.


Nenhum comentário