GIRO DA NOTÍCIA

PAREM OS COMPUTADORES: INGLATERRA ESCOLHE NÃO FAZER PARTE DA "UNIÃO EUROPEIA".

#Inglaterra passa à ser único.


Após dias de referendo, que rendeu até uma morte, à Inglaterra decidiu deixar a "União Europeia" no qual fazia parte desde à segunda guerra mundial. A votação histórica, levou milhares de europeus às urnas em todo o Reino Unido com duas opções de escolha: ficar ou sair.

Ao todo foram registrados 46,5 milhões de votos, com diferença de 1,2 milhões de diferença. No Reino Unido, região geográfica da Inglaterra, Escócia votou com maioria na permanência com 62,0%, seguido pela Irlanda do Norte,55,8%, e a região de Londres com 59,9%. As demais regiões da Inglaterra e o País de Gales votaram por "sair", com percentuais que variaram de 52,5% (País de Gales) a 59,3% (West Midlands).

O maior e mais rico bloco econômico da mundo, passa ser composto por 27 nações no qual boa parte está em recessão ou sentido os efeitos de uma recente crise recente. À Inglaterra, sétimo país mais rico do mundo, dará inicio há um novo processo de geopolítica nas próximas décadas com influência em todo o mundo.

Nas primeiras horas do dia na Ásia, inicio da madrugada na América, várias bolsas iniciaram a Sexta-Feira, 24, em queda, seguido pela Europa e EUA. A libra esterlina, moeda do Reino Unido, despencou dois dígitos e atingiu o menor valor frente ao dólar em 31 anos. No Japão, a Bolsa de Tóquio chegou a desabar mais de 8%.

O projeto agora deverá seguir para o plenário onde políticos e autoridades locais decidem ou não a permanência da Inglaterra na "União Europeia".

A preocupação de autoridades, é o surgimento do "efeito dominó", onde vários países do bloco vão às urnas escolher se ficam ou saiam do grupo.

Nenhum comentário