GIRO DA NOTÍCIA

ESTADO ISLÂMICO PLANEJAVA ATENTADO CONTRA FRANÇA DURANTE JOGOS DO RIO DIZ RELATÓRIO

#Terror seria executado por um brasileiro afirma relatório.


Um importante relatório de inteligencia da França, divulgado nessa Quarta-Feira, 13, mostra que o grupo terrorista, Estado Islâmico, (EI), planejava um ataque contra a delegação de atletas da França, durante os jogos do Rio-2016, que acontecem no próximo mês.

Um áudio do chefe da Direção de Inteligência Militar da França, general Christophe Gomart, mostra que o autor do ataque seria um brasileiro, pertencente ao grupo. A notícia foi divulgada ganhou destaque na mídia francesa.

Agência Brasileira de Inteligência (Abin) quanto o ministro da Defesa, Raul Jungmann, consideram elevado o risco de um ataque do grupo terrorista no jogos, mesmo com intensivo comando de segurança, aérea, terrestre, virtual e marítima, que será montado durante os jogos olímpicos.


BRASIL RECEBE AMEAÇA:
"Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse País de merda”. A ameaça foi postada em novembro de 2015, em um perfil do Twitter que tinha como dono Maxime Hauchard, 22 anos. A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) afirmou, que o perfil realmente pertence ao terrorista francês que aparece em vídeos do Estado Islâmico decapitando sírios.

A mensagem foi postada em francês, uma semana após os atentados coordenados em Paris, França, que deixaram 129 mortos e dezenas de feridos. A conta na rede social do terrorista já foi suspensa. "Monitoramos e percebemos que o perfil realmente era do Maxime, um dos líderes do Estado Islâmico. A partir do momento da postagem houve uma maior intensidade nos discursos de agressividade dos autoproclamados seguidores do grupo terrorista no Brasil', afirmou o diretor de Contraterrorismo da agência, Luiz Alberto Sallaberry, na Feira Internacional de Segurança.

Luiz destacou que Maxime é responsável pelo "marketing" do grupo em redes sociais "Maxime é uma espécie de garoto-propaganda do Estado Islâmico. Saiu de um vilarejo no interior da França para a Síria, aos 18 anos, onde se integrou ao terrorismo. É o segundo na linha de comando de decapitadores e gosta de dizer que estar no grupo, é como estar no Éden" descreveu o diretor a uma plateia de especialistas em segurança.

Segundo Sallaberry, no Brasil há um crescente nível de pessoas que dizem ter feito o juramento ao califado do Estado Islâmico, ou seja, concordantes com um grupo que deturpou os princípios da religião islâmica e utiliza a violência para expandir seu domínio territorial. "Quando uma pessoa faz o juramento ao califado e se torna autoproclamado ela está disposta a cometer qualquer atentado violento em nome do grupo. A ordem não precisa ser presencial, pode ser via internet", disse Sallaberry.

Até o momento autoridades brasileiras não se pronunciaram sobre as ameaças terroristas. Um forte esquema de segurança com dua bases, uma no Rio de Janeiro e outra em Brasília, será montada durante os jogos Rio 2016.

Post publicado por terroristas após massacre na França.

Nenhum comentário