GIRO DA NOTÍCIA

CIENTISTAS DESENVOLVEM PEN DRIVE QUE REALIZA TESTE DE HIV/AIDS.

#Tecnologia permite a verificação de quais quer tipo de vírus no sangue.


Cientistas britânicos renomados da universidade ‘Imperial College London’ e da ‘DNA Electronics’, anunciaram na última Quinta-Feira, 17, a criação de um pen drive que é capaz de medir a intensidade do vírus de HIV/AIDS no sangue.

O aparelho, que é descartável, usa uma gota de sangue e determina quanto de vírus tem nele, depois gera um sinal elétrico que pode ser lido pelo notebook ou outro aparelho eletrônico. O mesmo produto, mais elaborado, permite analisar todos e quais quer tipo de corpo estranho no sangue. Os criadores estudam adaptar o pen drive em identificar se o paciente é tolerante à certos medicamentos.

Graham Cooke, um dos autores do estudo e cientifico clínico do Departamento de Medicina do Imperial College, explicou que o aparelho poderia ajudar quem é soropositivo a monitorar sua carga viral com maior regularidade. “No momento, os testes exigem muitas vezes equipamentos caros e complexos que demoram alguns dias para dar o resultado. Nós pegamos o trabalho que é feito por um equipamento que tem o tamanho de uma foto copiadora e o encolhemos até chegar ao de um chip USB”, disse.

Em 991 amostras de sangue, ele conseguiu determinar a carga viral com uma precisão de 95%. E demorava, em média, meros 20,8 minutos.
Aparelho criado por cientistas que está em fase inicia de testes

Nenhum comentário