GIRO DA NOTÍCIA

AMÉRICA LATINA SUPEROU A RECESSÃO DIZ FMI.

#FMI diz que Venezuela terá a única forte recessão latina americana.


Uma nova projeção do Fundo Monetário Internacional, (FMI), divulgado na última Terça-Feira, 18, mostra que a crise política e financeira da América Latina foi superada. A expectativa é de que a recuperação seja franca, abaixo do esperado, 1,1% em 2017 e 2% em 2018.

Os dados divulgados são inferiores ao crescimento global que deve registrar 3,5% em 2017 e 4,5% para países em desenvolvimento, mais afetados pela crise diplomática de grandes nações e instabilidades políticas de países subdesenvolvidos como o Brasil.

Para o Brasil, houve retração de 3,6% no ano passado, 0,1 ponto percentual a mais do que o esperado. O FMI prevê uma expansão de 0,2% para o PIB brasileiro este ano, baixa, porém, suficiente para tirar o país da recessão. O crescimento previsto em 2018 é de 1,7%.

A Venezuela é o destaque negativo para a economia da América Latina. Ainda mergulhada em uma profunda crise econômica, com uma queda estimada de 7,4% do PIB este ano e de 4,1% em 2018. "A monetização dos déficits fiscais, as grandes distorções econômicas e severas restrições à importação alimentam uma inflação que se acelera rapidamente", alerta o FMI. A projeção é que os preços subam 720% este ano e 2.070% no próximo.

A Bolívia terá a maior taxa de crescimento da região latino americana este ano, de 4%, segundo a tabela publicada pelo FMI com as projeções atualizadas. Em seguida aparece Peru, com 3,5%, e Paraguai, com 3,3%. A economia do Equador, por sua vez, deve encolher 1,6% em 2017 e mostrar um desempenho negativo de 0,3% no próximo ano. A argentina deve ter crescimento lento após forte estagnada.
FMI melhora projeções da economia latina americana

Nenhum comentário