GIRO DA NOTÍCIA

CARIBE REGISTRA ONDA DE CRIMINALIDADE APÓS FURACÃO DESTRUIR PRESÍDIOS.

#Ilhas sofrem com saques e falta de água, comida e energia elétrica.


Depois de ser atingida em cheio pela força do furacão Irma, as ilhas do Caribe se preparam para receber o fenômeno José, que se formou no atlântico e se dirige na categoria 5 sobre a região Norte das ilhas em direção os Estados Unidos.

O caribe sobre com falta de energia elétrica, água, comida e assistência de países mais ricos. Há relatos de saques e o número de criminalidade nas ilhas aumentou devido à destruição de presídios. Para conter a onde de saques, o governo francês enviou tropas militares à região para ajudar na reconstrução e amenizar a situação caótica em que vive os caribenhos. Algumas comunidades do Caribe não recebem informações sobre as passagens de furacões devido a pobreza de pequenas vilas.

A ilha franco-holandesa de Saint Martin, de 70 mil habitantes, está repleta de resíduos, pedaços de chapa, sucata e vegetais, relatou um jornalista da AFP. Os escombros poderiam se transformar em "projéteis capazes de ferir ou matar" durante a passagem de José, alertou ao jornal NRC o comandante da Marinha holandesa, Peter Jan de Vin. "É ilusório" acreditar que Saint Martin possa estar preparada para a chegada de José, assinalou.

No pequeno aeroporto de Grand-Case, apenas os habitantes mais vulneráveis, como gestantes, crianças e idosos, estavam sendo removidos para a vizinha Guadalupe.

Em Saint Martin, região mais afetada pelo Irma, onde 95% das estruturas foram danificadas, serão abertos nove abrigos com capacidade para 1,6 mil pessoas durante a passagem de José, prometeu hoje a ministra francesa de Ultramar, Annick Girardin.

No total, o furacão deixou 25 mortos em sua passagem pelo Caribe. Com uma intensidade que oscila entre as categorias 4 e 5, Irma chegou hoje a Cuba, onde mais de 10 mil turistas estrangeiros e milhares de turistas domésticos foram transferidos para lugares seguros.
Caribe se prepara para a chegada de novo furacão

Nenhum comentário