GIRO DA NOTÍCIA

CONSELHO DA ONU CRITICA MÍSSIL DE HIDROGÊNIO LANÇADO PELA COREIA DO NORTE.

#ONU declara que à Coreia do Norte é "ameaça globoal".


O último teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, neste último fim de semana, elevou o risco que o país representa a uma escala global, segundo o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla inglês), o diplomata japonês Yukiya Amano.

"Acredito que a Coreia do Norte é uma ameaça global, agora. Antes, as pessoas acreditavam que era uma ameaça regional, mas este não é mais o caso", declarou Amano, em entrevista à rede americana CNN. "É uma ameaça global e combina armas nucleares e mísseis", acrescentou.

A IAEA ainda não pode confirmar se a explosão deste domingo foi gerada por uma bomba de hidrogênio, como a Coreia do Norte afirma, mas o diretor-geral da agência garante que Pyongyang "está fazendo progressos significativos" em seus programas militares.

Conselho de Segurança da ONU: Na reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) convocada após o teste realizado no domingo pela Coreia do Norte, a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Halley, afirmou que o governo norte-coreano está "implorando por guerra" e instou o conselho a adotar as "mais duras" sanções contra o país.

"Chegou a hora de esgotarmos todos os meios diplomáticos antes que seja tarde demais. Devemos adotar as medidas mais duras possíveis, agora", disse Haley.

A embaixadora lembrou que, por mais de 20 anos, o Conselho de Segurança adota medidas restritivas contra o programa nuclear da Coreia do Norte, mas que, apesar dos esforços diplomáticos feitos até agora, ele "está mais avançado e mais perigoso do que nunca".

"As ameaças nucleares [do regime de Kim Jong-un] mostram que ele está implorando por guerra", disse. "Guerra nunca é algo que os Estados Unidos queiram. Não queremos isso agora. Mas a paciência do nosso país não é ilimitada."

Durante a reunião os Estados Unidos pediram que a entidade vote a imposição de novas sanções contra Pyongyang na próxima segunda-feira (11). A embaixadora americana disse que irá negociar o rascunho de uma nova resolução nesta semana.
ONU critica lançamento de bamba hidrogênica da Correia do Norte

Nenhum comentário