FLORIDA SE PREPARA PARA A CHEGADA DO FURACÃO IRMA NO DOMINGO.
A saída de pessoas de áreas que devem ser atingidas pelo furacão está causando grandes congestionamentos nas estradas do Estado. Autoridades estimam que 100 mil pessoas podem precisar de abrigo nos próximos dias, e pedem que os moradores saiam das áreas que podem ser atingidas até a noite desta sexta (8).
O governador Scott avisou nesta sexta (8) que os moradores de sete condados só tem mais algumas horas para saírem de suas casas. A orientação é para que esses moradores deixem os locais até meia-noite ou que fiquem onde estão.
Já o presidente dos EUA, Donald Trump, demonstrou preocupação com a devastação causada pelo furacão Irma no Caribe. Ele afirmou que o furacão Irma é uma tempestade “muito ruim”, mas que os EUA estão preparados. “Espero que tudo corra bem”, disse ele.
Em Miami, centenas de pessoas formaram filas para comprar garrafas de água e carros circulavam pelos bairros da cidade em busca de combustível na quinta-feira, dia em que a falta de gasolina na área de Miami-Fort Lauderdale se agravou porque as vendas foram cinco vezes maiores do que o normal.
Em Palm Beach, a propriedade à beira-mar Mar-a-Lago do presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu ordem de desocupação, disse a mídia. Trump também tem propriedades do lado francês de Saint Martin, ilha devastada pela tempestade.
Uma retirada obrigatória na costa atlântica da Geórgia deve entrar em vigor no sábado, disse o governador Nathan Deal.
Enquanto o Irma passa pelo Caribe, outros dois fenômenos mais fracos se aproximam da região. O furacão José, que alcançou nesta sexta-feira (8) a categoria 4, com ventos de até 240 km/h, deve atingir nesta sexta as já devastadas ilhas de Barbuda e Anguilla.
Já a tempestade tropical Katia, de categoria 1, passará nesta sexta pela costa leste do México.
AJUDA: Nesta quinta (7), o Senado americano aprovou um pacote de US$ 15 bilhões em ajuda para desastres. Inicialmente a verba seria destinada à reconstrução das áreas do Texas e da Louisiana atingidas na semana passada pelo furacão Harvey, mas agora também será empregada nas regiões por onde passou e passará o Irma.
A medida aprovada pelos senadores também aumenta o teto da dívida pública, permitindo que o governo federal dos EUA continue financiado até dezembro e evitando uma paralisação no início do próximo ano fiscal, em outubro. O projeto vai agora para a Câmara, onde será votado nesta sexta-feira (8) e deve ser aprovado com facilidade.
Enquanto isso, os cinco ex-presidentes americanos vivos -Jimmy Carter, George H. W. Bush, Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama- criaram um fundo de ajuda às vítimas do Harvey e do Irma.
Florida se prepara para a chegada do Furacão Irma |
Nenhum comentário