GIRO DA NOTÍCIA

PESQUISA IBOPE DIZ QUE BRASILEIROS "AMAM" MÚSICAS.

#Brasil é destaque na industria fonográfica com edições de grandes festivais.


Pesquisa do Kantar Ibope Media apontou que a maioria, 64% dos brasileiros, consideram a música como parte importante da vida. Prova disso é o sucesso dos festivais. Acompanhar o trabalho do seu artista favorito é parte desse ritual. Entre os que consideram a música parte importante da vida, 20% afirmam que vão a shows. Destes, 76% frequentam casas de espetáculos, 55% vão a shows ao ar livre e 48% assistem a shows em estádios.

A música tem o poder de atrair pessoas em todos os meios: 62% dos entrevistados do Target Group Index declararam ouvir música no rádio e o interesse pela programação musical também chega a TV. Em levantamento realizado entre janeiro e agosto deste ano, 72% das pessoas assistiram ao menos um minuto de programação musical nas 15 regiões metropolitanas onde a audiência de televisão é aferida regularmente pela empresa. Esse número equivale a mais de 49 milhões de telespectadores na TV aberta e por assinatura.

Levando em consideração somente a audiência da TV aberta, Fortaleza e Recife são os mercados que mais se destacam no consumo de programação musical: 74% dos indivíduos da Grande Fortaleza e 73% dos telespectadores da Grande Recife assistiram ao menos um minuto do gênero.

FESTIVAIS: Em Brasília, há uma grande quantidade de festivais de música e os produtores estão apostando na maior diversidade de estilos ao escolher a line up. Produtor do Green Move Festival, que vai realizar a sua 6ª edição neste ano, Marcelo Piano entende que o rock é o estilo musical que mais combina com a reflexão sobre o meio ambiente que o festival propõe. “O questionamento está ligado ao rock’n’roll, que surgiu para quebrar tabus. Por isso, o line up conta com bandas do pop rock nacional e de Brasília.”

Produtora do festival Picnik, que está em sua 28ª edição na cidade, Júlia Hormann enfatiza que “o perfil musical do brasileiro é muito variado e costuma valorizar o que vem do exterior. As novas gerações são mais abertas ao ecletismo e precisam de diversidade de gêneros musicais”. O produtor Marcelo Piano concorda com essa visão, “O público gosta de se divertir, quanto mais eclético um festival for mais gente você consegue alcançar. A mistura de gêneros musicais é importante.”

O Green Move Festival tem uma pegada de conscientizar sobre o meio ambiente e traz não só show, mas outras atividades, como plantio de mudas para criar uma particularidade. Marcelo ainda ressalta que as escolhas dependem do perfil do público, que, neste caso, é muito familiar. “Pessoas de 6 a 65 anos, que são antenadas, querem ter informação de qualidade e são a favor do colaborativismo vão ao nosso festival”.

Outros festivais espalhados pelos estados brasileiros já firmam tradições e levam público cativo todos os anos para prestigiar a música. O festival de verão de Salvador existe desde 1999 e recebe dezenas de milhares de pessoas. Em Goiânia, o festival Bananada recebeu mais de 25 mil pessoas na última edição com uma mescla de músicos da nova cena brasileira com artistas mais clássicos e alguns internacionais. No Rio Grande do Sul, o Planeta Atlântida marca todos os verões gaúchos desde 1996 e leva cerca de 70 mil pessoas todos os anos para curtir música.
Brasileiros "amam" música diz pesquisa

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