GIRO DA NOTÍCIA

TRÂNSITO BRASILEIRO MATOU 37.306 PESSOAS DIZ MINISTÉRIO.

#OMS diz que 1,3 milhões de pessoas morrem por ano no volante.


O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo. Números recentes do Ministério da Saúde mostram que, em 2015, foram 37.306 mortes e 204 mil feridos. Para conscientizar a população sobre a trágica realidade nacional e tornar o trânsito mais seguro, está sendo realizada a Semana Nacional do Trânsito. A data contará com ações nas ruas de algumas cidades do interior do Estado do Rio.

Em entrevista ao programa "Revista Brasil" da rádio publica EBC FM, o diretor-presidente da ONG Trânsito Amigo, Fernando Diniz, falou sobre uns do motivos que causam mais mortes no país: "Nós temos códigos de trânsito que deveriam punir de forma mais severa os motoristas infratores, aqueles a quem eu chamo de assassinos do asfalto. As leis são muitas, mas não existe lei absolutamente eficaz", apontou.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito em 2009 em 178 países. Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta.

Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. O que representa um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Sem campanhas de conscientização, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.
Transito do Brasil faz entorno de 40 mil vítimas por ano

Nenhum comentário