BRASILEIROS TEM TENDÊNCIAS A APOIAR ATOS AUTORITÁRIOS DIZ PESQUISA.
#Sociedade brasileira atinge o índice de 8,1 na propensão a endossar governos autoritaristas.
Como cita a reportagem, a tendência é reforçada pelas ameaças relacionadas à segurança pública. Segundo a pesquisa, 50 milhões de adultos declaram ter conhecido ao menos uma pessoa que foi assassinada. Sendo que o país registra cerca de 60 mil mortes intencionais por ano.
Denominado "Medo da Violência e Autoritarismo no Brasil", o levantamento foi realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), entidade sem fins lucrativos.
Quanto mais perto o país fica de eleições, num contexto político e social instável, em tese propício a aventuras populistas e autoritárias, mais estas constatações são relevantes. "Estamos sob ataque de grupos que professam sua fé na violência como forma de governar e de, paradoxalmente, pacificar a sociedade, em uma espécie de vendeta moral e política que parece cada vez mais ganhar adeptos", disse Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do FBSP, ao jornal.
Um exemplo disso é o nome do deputado Jair Bolsonaro (PSC) aparecer com 15 a 19% das intenções de votos nos cenários propostos em pesquisa do Datafolha divulgada no último sábado (30).
Brasileiros tem tendência em ser autoritários |
Nenhum comentário