GIRO DA NOTÍCIA

BRASIL OCUPA O 19º ENTRE OS PAÍSES QUE MAIS LUTAM CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL.

#Países menores e mais desenvolvidos ocupam as primeiras posições no ranking elaborado há 13 anos.


O Brasil é o 19º colocado na lista dos países que mais previnem os impactos trazidos pelas mudanças climáticas. É o que dizem os resultados do Índice de Desempenho na Mudança Climática (CCPI, na sigla em inglês) divulgados na última quarta-feira (15). O ranking, elaborado há 13 anos pela ONG ambiental alemã Germanwatch e pela rede Climate Action Network, classifica 56 nações do mundo e a União Europeia de acordo com as medidas dos governos para temas como emissão de gases-estufa, desenvolvimento de energias renováveis e políticas para o clima.

A alemã Franziska Marten, consultora de políticas relativas à mudança climática da Germanwatch e uma das autoras da pesquisa, explica que o posicionamento do Brasil — que lidera o grupo de países de médio desempenho — se deve ao alto uso da energia hidrelétrica pelo País. A fonte é renovável e não emite poluentes, mas a nação tem muito caminho pela frente quando o assunto são as políticas públicas para a mudança do clima.

O CCPI reforça que a Suécia apresentou uma queda nas emissões de poluentes e tem uma alta porcentagem de fontes renováveis em sua matriz energética, mas continua sem estabelecer um prazo para banir a energia nuclear e os combustíveis fósseis.

O Marrocos, que conquistou a sexta posição no ranking, despontou como um exemplo positivo. Os marroquinos são exemplo no que diz respeito às políticas públicas para baixa emissão de poluentes. O CCPI ressalta que a nação implementou diferentes estabelecimentos para a geração de energia renovável nos últimos cinco anos.

— A meta do Marrocos para a emissão de gases estufas e a implementação de energias renováveis até 2030 é alta, então nós já esperávamos que o país estivesse em um dos primeiros lugares da lista. A surpresa foi o bom desempenho de nações escandinavas como Noruega (7º lugar) e Finlândia (9º lugar), que contam com altas parcelas de fontes renováveis em suas matrizes energéticas e já veem os benefícios da implementação de políticas que reduzem a emissão de gases-estufa até 2030.
Brasil apareece no rankig dos 20 países que mais lutam contra o aquecimento global

Nenhum comentário