FORTE DE FERNANDO DE NORONHA SERÁ RESTAURADO.
#Restauração contempla o resgate imagético da Fortaleza dos Remédios enquanto principal fortificação da ilha.
A princípio, está sendo feita a limpeza do terreno e implantação do canteiro de obras. O contrato prevê investimento de R$ 10,2 milhões. O projeto de restauração contempla o resgate imagético da Fortaleza dos Remédios enquanto principal fortificação da ilha. Através da estrutura já existente, haverá implantação de lojas de artesanato, livraria, local para exposições, sala de vídeo, café e espaço cultural para eventos. O forte também receberá investimento na área turística de visitação e acessibilidade universal.
Para o administrador da ilha, Plínio Pimentel, a requalificação do espaço faz parte do processo de resgate da identidade cultural da população de Fernando de Noronha. “O investimento na restauração de bens históricos e culturais possibilita a troca, o contato com as novas gerações. Na ilha, a história é muito presente, mas o forte é um dos grandes símbolos do passado, é dos maiores patrimônios culturais do arquipélago. Será uma grande aquisição para a comunidade”, falou.
A intervenção no espaço, no entanto, começou antes. Desde 2010, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) executa obras emergenciais de consolidação parcial no local com o objetivo de estacionar o processo de degradação do Forte de Nossa Senhora dos Remédios.
A construção possui uma área de 6,3 mil metros quadrados e está 45 metros acima do nível do mar. Tinha seis baterias, quartéis de comandantes e soldados, corpo de guarda, casa de pólvora, cisterna de água potável, capela, solitárias, calabouços e subterrâneos. Abrigou correcionais no tempo do presídio comum e do presídio político, bem como soldados, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi tombada em Nível Federal desde 1961.
Forte de Fernando de Noronha será restaurado |
Nenhum comentário