GIRO DA NOTÍCIA

FORTE DE FERNANDO DE NORONHA SERÁ RESTAURADO.

#Restauração contempla o resgate imagético da Fortaleza dos Remédios enquanto principal fortificação da ilha.



O Forte de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha, está sendo restaurado. A fortaleza é a principal do sistema de defesa da costa brasileira implantado no século XVIII por Diogo da Silveira Veloso. Foi construído em 1737, sobre ruínas do antigo reduto holandês, e, agora, será requalificado. A obra teve início no último dia 15 e está sendo executada pela Construtora Biapó, empresa especializada em obras de restauração de monumentos históricos sediada em Goiania. A expectativa é que o serviço seja concluído em 18 meses.

A princípio, está sendo feita a limpeza do terreno e implantação do canteiro de obras. O contrato prevê investimento de R$ 10,2 milhões. O projeto de restauração contempla o resgate imagético da Fortaleza dos Remédios enquanto principal fortificação da ilha. Através da estrutura já existente, haverá implantação de lojas de artesanato, livraria, local para exposições, sala de vídeo, café e espaço cultural para eventos. O forte também receberá investimento na área turística de visitação e acessibilidade universal.

Para o administrador da ilha, Plínio Pimentel, a requalificação do espaço faz parte do processo de resgate da identidade cultural da população de Fernando de Noronha. “O investimento na restauração de bens históricos e culturais possibilita a troca, o contato com as novas gerações. Na ilha, a história é muito presente, mas o forte é um dos grandes símbolos do passado, é dos maiores patrimônios culturais do arquipélago. Será uma grande aquisição para a comunidade”, falou.

A intervenção no espaço, no entanto, começou antes. Desde 2010, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) executa obras emergenciais de consolidação parcial no local com o objetivo de estacionar o processo de degradação do Forte de Nossa Senhora dos Remédios.

A construção possui uma área de 6,3 mil metros quadrados e está 45 metros acima do nível do mar. Tinha seis baterias, quartéis de comandantes e soldados, corpo de guarda, casa de pólvora, cisterna de água potável, capela, solitárias, calabouços e subterrâneos. Abrigou correcionais no tempo do presídio comum e do presídio político, bem como soldados, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi tombada em Nível Federal desde 1961.


Forte de Fernando de Noronha será restaurado

Nenhum comentário