LEGALIZAÇÃO DA MACONHA DIMINUI CRIMES VIOLENTOS NA FRONTEIRA AMERICANA.
#Crime na fronteira como roubos e assassinatos, caiu 12,5%.
Publicado no periódico The Economic Journal, a pesquisa descobriu que o número de crimes, como roubos e assassinatos, caiu 12,5% em condados próximos à divisa após a introdução das novas regras em relação à maconha.
"A pessoas não precisam mais comprar maconha ilegal, de modo que as organizações de tráfico de drogas têm muito menos clientes", afirmou a professora Evelina Gavrilova, uma das autoras do estudo, ao jornal britânico The Independent.
As organizações do tráfico têm um papel fundamental em crimes violentos nos estados fronteiriços. "O tráfico de drogas ilícitas é conhecido por ser associado a níveis extremos de violência", diz o estudo.
Com essas organizações agora menos ativas devido à queda da demanda, os casos de violência também caíram. "À medida que as receitas diminuem, o incentivo para investir em atividades violentas também", continua a pesquisa.
Oito estados dos EUA legalizaram o uso recreativo da maconha, incluindo a Califórnia, um dos estados que fazem fronteira com o México. A maioria das drogas ilícitas nos EUA é fornecida através do país latino-americano. Todos os anos, cerca de US$ 6 bilhões atravessam a fronteira de volta ao México como lucro para as organizações criminosas.
Crimes diminuiram na fronteira dos EUA com o México após a legalização da maconha |
Nenhum comentário