GIRO DA NOTÍCIA

SALVADOR SE ANTECIPA E COMPRA LOTES DE REMÉDIOS A BASE DE MACONHA.

#Revivid Tincture será direcionado a epilepsia.


A Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) lançou uma convocação de cotação de preço para a compra do medicamento Revivid Tincture, feita à base do canabidiol, uma das substâncias derivadas da maconha (cannabis sativa). A decisão foi tomada após decisão judicial que determinou que a prefeitura comprasse a medicação. A erva sserá ofertada na capital pela primeira vez.

A convocação foi feita na terça-feira (20) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na quarta (21). As empresas podem propor preços até esta sexta (23). Após a etapa, vai ser aberta licitação para a escolha da fornecedora que oferecer o valor mais baixo.

O paciente que será beneficiado fará o tratamento com o Revivid Tincture em razão de uma grave epilepsia. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab), com controle da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) para que o remédio seja fornecido, é necessário haver um processo judicial, já que ele não está incluído na Relação Nacional de Medicamentos (Rename).

Como a CNI já publicou com exclusividade: Um ano após a aprovação do primeiro medicamento à base de cannabis no Brasil, o remédio, indicado para pessoas com esclerose múltipla e câncer em estado avançado e terminal, deve chegar às farmácias em março, mas seu preço elevado faz médicos e pacientes questionarem quem conseguirá, de fato, ter acesso a ele. Cada embalagem custará, em média, R$ 2.500 — o preço máximo que poderá ser cobrado é R$ 2.837,40 —, com três frascos que cobrem o tratamento por pouco mais de um mês.


Por um valor quatro vezes menor, alguns pacientes e neurologistas manipulam óleos de cannabis e conseguem, segundo eles, efeito semelhante. Por outro lado, os fabricantes argumentam que só um cultivo profissional da planta, com controle de qualidade na produção do fármaco, é capaz de garantir que cada frasco tenha propriedades terapêuticas idênticas e adequadas.

Chamado no país de Mevatyl — e aprovado em outras 28 nações com o nome de Sativex —, o medicamento é indicado para quem sofre de espasticidade por causa da esclerose múltipla. Trata-se de uma rigidez em determinadas partes do corpo, principalmente nas pernas.

Salvador se antecipa na compra de remédios a base da maconha

Nenhum comentário