GIRO DA NOTÍCIA

BRASIL TEM 612 CIDADES ATINGIDAS PELA ESTIAGEM ESTE ANO.

#Clima e falta d'água prejudica famílias regiões castigadas pela estiagem.


Dados do Ministério da Integração Nacional mostram que o Brasil possui, atualmente, 612 municípios espalhados em 15 estados que já decretaram estado de emergência pela seca ou estiagem estrema. Isso significa que mais da metade do país (55%) possui alguma região que sofre com a falta de chuvas e, consequentemente, com problemas no abastecimento de água da população.

Os entes federados que mais sofrem com a falta de chuvas são a Paraíba (196 municípios), Pernambuco (123) e Ceará (94). Os decretos atuais foram renovados nos últimos seis meses e, em alguns casos, deve durar até julho deste ano. Em 2017, foram reconhecidas 2.213 situações de emergência ou calamidade pública causadas pela seca.

Perda de água: Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2016) apontam que 17% da população brasileira não tem acesso a água tratada - valor que corresponde a mais de 35 milhões de brasileiros.

Enquanto a água não chega para uns, é desperdiçada nas tubulações que chegam a outros. Ainda de acordo com a SNIS, 37% da água no Brasil é perdida com vazamentos, desvios clandestinos, ou falta de medição.

O governo federal destaca a obra de ampliação de abastecimento do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A previsão é que o fornecimento de água seja acrescido no Ceará até o mês de junho. A segunda etapa, ainda sem previsão de término, deve alimentar os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Ao DF, há um ano com racionamento, a União liberou R$ 42 mi para obras de emergência.


Estiagem atinge marca recorde de municípios brasileiros

Nenhum comentário