GIRO DA NOTÍCIA

OBRA DO CAIS MAUÁ DE PORTO ALEGRE DEVE COMEÇAR NESTA SEGUNDA-FEIRA.

#Porto terá reforma avaliada em 500 milhões de reais.


O governo do Estado assinou, nessa quinta-feira, a ordem de início das obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. Com custo estimado em torno de 500 milhões de reais, a revitalização tem início previsto para segunda-feira. O governo gaúcho diz que a nova área vai gerar 28,8 mil novos empregos diretos e indiretos, assim como tributos municipais, estaduais e federais, que poderá chegar a 216 milhões de reais.

A previsão para conclusão é de seis anos. Conforme o governo, a primeira fase deve ser entregue em dois anos, e compreende 11 armazéns do Cais – do A6, no extremo da Usina do Gasômetro, até o B3, próximo à rodoviária. A segunda fase corresponde ao setor Docas, que prevê a construção de torres comerciais com serviço de hotelaria, centro de convenções e estacionamento e a recuperação da Praça Edgar Schneider. A última fase é a área do Gasômetro, que deve receber um centro comercial.

O governador José Ivo Sartori disse que o Poder Público não tem condições de cuidar de tudo para justificar o apoio da iniciativa privada. “Sempre fomos transparentes quanto às dificuldades financeiras do estado e estamos transformando o ambiente para quem quer investir aqui. As parcerias são uma excelente forma de atuar com mais abrangência e melhorar o serviço entregue às pessoas. E todos concordam que é urgente revitalizar essa área tão nobre da capital dos gaúchos.”

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, criticou a lentidão da máquina pública, mas também usou seu discurso para atacar os grupos de ativistas que criticam o modelo de revitalização do cais. “Existe um pequeno grupo ideológico dentro e fora da máquina pública que trava nossa cidade e nosso Estado há décadas. A máquina é emperrada e atrasada”, afirmou.

Há mais de 30 anos a população aguarda a revitalização do Cais. O projeto prevê 3,2 mil metros de orla com ciclovia, 10 praças de lazer e mais de 11 mil metros quadrados de área verde. Além de alavancar o turismo e o desenvolvimento do Centro Histórico de Porto Alegre, vai gerar 28,8 mil novos empregos diretos e indiretos, assim como tributos municipais, estaduais e federais, na ordem de R$ 216 milhões.

Com zero investimento público, serão ao todo 181 mil metros quadrados de área revitalizada, respeitando o meio ambiente e o patrimônio histórico local. Trata-se de uma parceria entre o público e o privado que beneficiará por completo a população.

Cais Mauá de Porto Alegre será revitalizada

Nenhum comentário