GIRO DA NOTÍCIA

TEMER VIAJOU PARA O CHILE PARA PARTICIPAR DA POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO PAÍS.

#Temer chegou acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A primeira-dama Marcela Temer não está presente.


O presidente Michel Temer esteve presente no Congresso Nacional em Valparaíso, no Chile, para participar da cerimônia de posse do presidente eleito do Chile, Sebastian Piñera, que assume o cargo pela segunda vez. O presidente brasileiro chegou com atraso ao local e entrou depois do presidente chileno.

A vitória do conservador Piñera, em dezembro, confirmou a guinada do continente à direita, depois que Mauricio Macri assumiu o poder na Argentina, Michel Temer, no Brasil, e Pedro Pablo Kuczynski, no Peru.

Temer chegou acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A primeira-dama Marcela Temer não está presente. Também havia sido convidado e constava na lista inicial o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que, no entanto, decidiu não ir. O presidente retorna ainda hoje para Brasília e não vai participar do almoço que acontece após a transmissão de cargo. Os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, da Bolívia, Evo Morales, e do México, Enrique Peña Nieto também participam da cerimônia.

Quando Piñera venceu as eleições, em dezembro, o presidente brasileiro cumprimentou o colega chileno por telefone e desejou "pleno êxito" no comando do país. "O Brasil e o Chile são países amigos, que têm excelentes relações. Trabalharemos juntos para fortalecê-las ainda mais", escreveu Temer na ocasião.

Piñera derrotou Alejandro Guillier e volta a ocupar o Palácio de La Moneda quatro anos depois, substituindo novamente a presidente Michelle Bachelet. O empresário de 68 anos, candidato conservador, obteve mais de 54% dos votos. O senador Guillier, que reuniu apoio das principais forças da esquerda chilena, ficou com 45% dos votos. O político de centro-direita terá, porém, de negociar bastante com o Legislativo, onde não terá maioria.
  
Temer participa de posse do novo presidente do Chile

Nenhum comentário