GIRO DA NOTÍCIA

SENADO APROVA ACORDO ENTRE BRASIL E MÉXICO PARA PROTEÇÃO DA CACHAÇA E TEQUILA.

#Acordo preve que toda a cachaça vendida no México seja produzido exclusivamente no Brasil, e que toda a tequila comercializada no país seja de origem mexicana.


A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que trata do acordo entre Brasil e México para preservar a cachaça e a tequila como indicações geográficas e produtos distintivos entre os países.

O documento foi assinado entre os países em agosto de 2017. O objetivo é determinar que a tequila vendida no Brasil seja de fabricação mexicana, assim como a cachaça vendida no México seja importada do Brasil. A medida visa ainda estabelecer critérios para atestar a qualidade e propriedades originais das bebidas.

O acordo atende a reivindicação do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) e do Conselho Regulador de Tequila (CRT). As negociações sobre o termo tiveram início ainda em 2015.

Como justificativa, os países escreveram no documento que o acordo "ratifica a tradição" do Brasil e do México e o "valor simbólico para a cultura local" para "salvaguardar a preservação da integridade e a originalidade" das bebidas.

Senado aprova acordo de comercialização da cachaça no México e da tequila no Brasil

Nenhum comentário