GIRO DA NOTÍCIA

SISTEMA DO CANTAREIRA OPERA EM 37% DA CAPACIDADE E ESTADO DE ALERTA É EMITIDO.

#Sabesp é limitada a retirar 27 mil litros de água por segundo do manancial. Até agora, o volume retirado era de 31 mil litros por segundo.


O Sistema Cantareira opera nesta segunda-feira (30) com 39,7% da capacidade. O índice é o menor para o mês desde 2015 e coloca o reservatório em estado de "alerta".

Segundo regras criadas em 2017 pela ANA (Agência Nacionas de Água), o estado de alerta ocorre quando um sistema de abastecimento chega ao nível inferior a 40%. O volume considerado normal pela ANA é de 60%.

Com isso, a Sabesp é limitada a retirar 27 mil litros de água por segundo do manancial. Até agora, o volume retirado era de 31 mil litros por segundo.

A última vez que o Cantareira registrou aumento de volume foi no dia nove de junho, quando o índice subiu de 45,6% para 45,7%.

Em nota, a Sabesp afirma que a entrada de água nas represas, principalmente a partir de abril, no Sistema Cantareira, tem ficado muito próxima das mínimas já registradas.

"A falta de chuva, porém, não se reflete no abastecimento. A Sabesp possui atualmente um sistema mais robusto, com mais interligações e maior capacidade de tratamento de água do que antes da crise hídrica de 2014-15. Foram 36 grandes obras entregues pela Sabesp, além de 1.000 intervenções de pequeno e médio portes nos últimos anos, que garantem mais água para a população", diz a companhia.

A Sabesp afirma também que está economizando água do Cantareira. "Nos últimos 13 meses, a Companhia poupou 25% do que estava autorizada a retirar do sistema. Foram economizados 245,8 bilhões de litros do volume útil. Exemplo: em julho de 2018, a média de retirada da Sabesp é de 22.190 litros por segundo. O máximo autorizado pelos órgãos reguladores é de 31.000 L/s".

Represas: Das três represas que formam o Cantareira, a que se encontra mais seca é a de Cachoeira, que registra nesta segunda 10,2% da sua capacidade. Já o Atibainha está em 29,1%, enquanto a de Paiva Castro apresenta 42,1% do seu volume. O reservatório de Jaguari Jacarei está com 43,5%.

Sistema do Cantareira volta a operar abaixo de 50% e estaod de alerta é emitido

Nenhum comentário