GIRO DA NOTÍCIA

FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO HOMENAGEIA O ATOR EDSON CELULARI.

#Festival homenageou os 40 anos de trabalho como ator de Edson.


Edson Celulari foi homenageado com o Prêmio Oscarito nesta segunda-feira (20), no Palácio dos Festivais, pelo 46° Festival de Cinema de Gramado. Aos 60 anos, sendo 40 só de teledramaturgia, ele recebeu a distinção reservada aos grandes atores e atrizes do cinema brasileiro. Sua consagração vem dois anos após se curar do câncer.

"Quantos prêmios existem no Brasil reconhecendo uma carreira? São muito poucos. Me sinto muito honrado em receber o Oscarito. Para mim, é um grande estímulo de reconhecimento, são 40 anos de trabalho como ator. Com certeza é um estímulo para os próximos 40, pois agora vocês me aguentem, quero trabalhar como ator, quero dirigir, quero produzir", destacou o ator em coletiva de imprensa.

Natural de Bauru, interior de São Paulo, seu interesse pela interpretação surgiu na adolescência. Apesar de atuar em um grupo de teatro amador, ele exercia a atividade escondido de seu pai, Edno, que achava que um diploma importante deveria ser a prioridade de seus filhos. Para convencê-lo de que poderia seguir a carreira de ator, Celulari escreveu um monólogo apelativo, no qual vivia um mendigo faminto em um dia de Natal. Ao final do espetáculo, o jovem recebeu o feedback mais importante de sua vida:

Celulari mudou-se de Bauru para São Paulo aos 17 anos, para estudar na Escola de Arte Dramática da USP. "Tive uma passagem para a faculdade de maneira bem clássica: com mala na porta de casa, com todo mundo desejando que eu conquistasse meu espaço, em busca de um lugar ao sol, aquela coisa toda. E lá fui eu. Era menino do interior, pois vivi muito tempo na zona rural de Bauru também. Defrontei-me com uma cidade gigante, tive essa dificuldade. Para me manter, tive que trabalhar. Era um curso de formação, mas foi uma escola que me deu muita informação. Era 1977 quando entrei, ainda havia resquícios do movimento estudantil, tinha muita greve. Quando tinha greve ou férias, meu grupo ficava realizando ciclo de leituras de peças proibidas, nos estimulando de outras formas para ocupar o tempo", lembra o ator, que se formou na turma de 1977.

Edson Celulari é homenagiado no Festival de Cinema de Gramado

Nenhum comentário