GIRO DA NOTÍCIA

METADE DOS BRASILEIROS VÃO VIVER DO INSS NA TERCEIRA IDADE.

#Levantamento mostra que apenas dois em cada dez brasileiros (21%) dizem se planejar de uma ou mais formas para a velhice.


Em tempos de discussão sobre reforma da Previdência, quase metade (47%) dos brasileiros que ainda não se aposentaram espera contar apenas com os recursos da Previdência Social, o INSS, para se manter na velhice. É o que mostra levantamento feito pelo Datafolha encomendado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Já 12% declararam não ter a menor ideia de onde virá o sustento na aposentadoria.
Ainda de acordo com o levantamento, 28% das pessoas pretendem continuar no mercado de trabalho quando estiverem na idade de aposentadoria, enquanto 2% acreditam que terão apoio dos filhos ou da família.

Apenas dois em cada dez brasileiros (21%) dizem se planejar de uma ou mais formas para a velhice: 10% pretendem utilizar o dinheiro de aplicações financeiras, 6% vão contar com o retorno de um plano de previdência privada, 4% receberão aluguéis de imóveis que possuem e 1% diz ter economias guardadas.

Os dados mostram a total falta de planejamento dos brasileiros para o futuro. "O planejamento financeiro para a aposentadoria é fundamental, principalmente no momento em que se discute o déficit da previdência pública, com a iminência de uma reforma nesse setor", afirma Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações Técnicas da Anbima. "Não importa a fase da vida em que a pessoa esteja, nunca é cedo ou tarde demais para começar a poupar", completa.

O levantamento reflete em parte a realidade dos brasileiros que já se aposentaram, e que têm no INSS sua única fonte de renda: atualmente, a renda de 89% dessas pessoas vem exclusivamente da previdência pública.

Metade dos brasileiros vão viver do Inss na terceira idade

Nenhum comentário