TELEFONE CELULAR ATINGE 98.2% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
#Cobertura de 3G está em 5.301 municípios, onde moram 99,3% da população brasileira, e o 4G já chega em 4.122 municípios brasileiros, onde moram 94,4% da população, segundo a Telebrasil.
Os serviços de telefonia móvel atingem 98,2% da população brasileira, mas 3,8 milhões de brasileiros, que moram em distritos fora da sede dos municípios, não têm acesso aos serviços de telefone celular. Os dados constam de levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados no último dia (6) pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).
Apesar da abrangência do serviço de telefonia móvel, os dados mostram que ainda existem municípios no país que contam apenas com a tecnologia 2G, que não permite o acesso à internet.
Com relação as tecnologias 3G e 4G, que permitem acesso móvel à internet, os dados mostram que a cobertura de 3G está em 5.301 municípios, onde moram 99,3% da população brasileira, e o 4G já chega em 4.122 municípios brasileiros, onde moram 94,4% da população, segundo a Telebrasil.
“Essa cobertura está muito além das metas: a do 4G é quase quatro vezes superior à última obrigação, de 1.079 municípios, e a meta atual de 3G é de 3.917 municípios”, afirmou a Telebrasil.
A associação justificou o fato de ainda não haver a universalização dos serviços 3G e 4G, com o argumento de que as regras definidas pelo órgão regulador preveem o atendimento de 80% da área urbana do distrito sede e mais uma faixa de 30 quilômetros além dos limites do distrito sede. “Distritos que estiverem fora dessa área não estão nas obrigações de cobertura”, disse.
Linhas fixas: O mercado de telefonia fixa no Brasil apresentou um recuo de 2,97% nos últimos 12 meses. De acordo com os números divulgados no último dia (6) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na comparação de julho de 2018 com o mesmo mês do ano passado, houve uma redução de 1.224.404 linhas. Com isso, o país registrou 40 milhões de assinaturas no mês passado. Na comparação com junho de 2018, a diminuição foi de 180 mil contratos, uma redução de 0,45%.
Segundo a Anatel, a maioria dos assinantes dos serviços de telefonia fixa se concentra nas empresas concessionárias que registram 22.929.173 linhas, enquanto as autorizadas ficaram com 17.118.131 linhas fixas.
Entretanto, em 12 meses, as autorizadas apresentaram um pequeno aumento de 0,22%, somando mais 37.788 linhas e as concessionárias, por sua vez, apresentaram uma redução de 5,22%, com a redução de 1.262.192 linhas. Comparado a junho deste ano, houve queda, em julho, de 25.580, redução de 0,15% nas linhas das autorizadas. Nas concessionárias, a perda foi de 154.920, recuo de 0,67%.
No mês de julho, São Paulo liderou o mercado no segmento das concessionárias com 9.418.433 (41,07%) linhas, uma fatia de 41,07% do mercado. Depois vem o Rio de Janeiro, com 11,2% e 2.570.116 linhas.
O mesmo cenário permanece entre as autorizadas, com São Paulo detendo a maior participação, com 33,15% do mercado e 5.674.670 linhas; em seguida vinha o Rio de Janeiro, com 2.017.907 e participação de 11,78%.
Entre as empresas, no mês de julho deste ano, a Oi liderou o mercado das concessionárias com 12.774.172 linhas e participação de 55,71% das linhas. Em seguida vem a Telefônica, com 9.237.824 linhas e 40,28% do mercado. A Algar Telecom, com 755.698 e 3,29% de participação vem em terceiro. Sercomtel, com 159.623 (0,69%); e Claro, com 1.856 (0,08%) completam o ranking.
Entre as autorizadas, a Claro apresenta a maior fatia do mercado com 62,25% e 10.656.489 linhas; A Telefônica ocupa o segundo lugar com 4.776.937 e 27,9% de participação. A TIM é a terceira com 4,6% do mercado e 787,560 linhas. Algar Telecom, 405.399 (2,36%); Sercomtel, 92.688 (0,54%); Cabo, 35.580 (0,20%); e Oi, 171.313 (0,01%), fecham a lista.
Os serviços de telefonia móvel atingem 98,2% da população brasileira, mas 3,8 milhões de brasileiros, que moram em distritos fora da sede dos municípios, não têm acesso aos serviços de telefone celular. Os dados constam de levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados no último dia (6) pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).
Apesar da abrangência do serviço de telefonia móvel, os dados mostram que ainda existem municípios no país que contam apenas com a tecnologia 2G, que não permite o acesso à internet.
Com relação as tecnologias 3G e 4G, que permitem acesso móvel à internet, os dados mostram que a cobertura de 3G está em 5.301 municípios, onde moram 99,3% da população brasileira, e o 4G já chega em 4.122 municípios brasileiros, onde moram 94,4% da população, segundo a Telebrasil.
“Essa cobertura está muito além das metas: a do 4G é quase quatro vezes superior à última obrigação, de 1.079 municípios, e a meta atual de 3G é de 3.917 municípios”, afirmou a Telebrasil.
A associação justificou o fato de ainda não haver a universalização dos serviços 3G e 4G, com o argumento de que as regras definidas pelo órgão regulador preveem o atendimento de 80% da área urbana do distrito sede e mais uma faixa de 30 quilômetros além dos limites do distrito sede. “Distritos que estiverem fora dessa área não estão nas obrigações de cobertura”, disse.
Linhas fixas: O mercado de telefonia fixa no Brasil apresentou um recuo de 2,97% nos últimos 12 meses. De acordo com os números divulgados no último dia (6) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na comparação de julho de 2018 com o mesmo mês do ano passado, houve uma redução de 1.224.404 linhas. Com isso, o país registrou 40 milhões de assinaturas no mês passado. Na comparação com junho de 2018, a diminuição foi de 180 mil contratos, uma redução de 0,45%.
Segundo a Anatel, a maioria dos assinantes dos serviços de telefonia fixa se concentra nas empresas concessionárias que registram 22.929.173 linhas, enquanto as autorizadas ficaram com 17.118.131 linhas fixas.
Entretanto, em 12 meses, as autorizadas apresentaram um pequeno aumento de 0,22%, somando mais 37.788 linhas e as concessionárias, por sua vez, apresentaram uma redução de 5,22%, com a redução de 1.262.192 linhas. Comparado a junho deste ano, houve queda, em julho, de 25.580, redução de 0,15% nas linhas das autorizadas. Nas concessionárias, a perda foi de 154.920, recuo de 0,67%.
No mês de julho, São Paulo liderou o mercado no segmento das concessionárias com 9.418.433 (41,07%) linhas, uma fatia de 41,07% do mercado. Depois vem o Rio de Janeiro, com 11,2% e 2.570.116 linhas.
O mesmo cenário permanece entre as autorizadas, com São Paulo detendo a maior participação, com 33,15% do mercado e 5.674.670 linhas; em seguida vinha o Rio de Janeiro, com 2.017.907 e participação de 11,78%.
Entre as empresas, no mês de julho deste ano, a Oi liderou o mercado das concessionárias com 12.774.172 linhas e participação de 55,71% das linhas. Em seguida vem a Telefônica, com 9.237.824 linhas e 40,28% do mercado. A Algar Telecom, com 755.698 e 3,29% de participação vem em terceiro. Sercomtel, com 159.623 (0,69%); e Claro, com 1.856 (0,08%) completam o ranking.
Entre as autorizadas, a Claro apresenta a maior fatia do mercado com 62,25% e 10.656.489 linhas; A Telefônica ocupa o segundo lugar com 4.776.937 e 27,9% de participação. A TIM é a terceira com 4,6% do mercado e 787,560 linhas. Algar Telecom, 405.399 (2,36%); Sercomtel, 92.688 (0,54%); Cabo, 35.580 (0,20%); e Oi, 171.313 (0,01%), fecham a lista.
Telefone celular chega há 98.2% da população diz ANATEL |
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