GIRO DA NOTÍCIA

VENTOS NORDESTE CHEGAM HÁ 50 KM/HORA NA CAPITAL MACEIÓ.

#Vento costuma ser registrado, principalmente, nos meses de outubro e novembro e não deve ser motivo de preocupação por parte da população em geral.


Basta andar pelas ruas de Maceió para perceber. A ventania está presente em praticamente todos os locais da capital, desde os lugares mais movimentados até nas regiões do interior do estado. O caso pode até parecer curioso à primeira vista, mas é, segundo o meteorologista da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas (Semarh), Vinicius Nunes Pinho, um dos fenômenos mais comuns nesta época do ano.

Conhecido como "Vento Nordeste", ele costuma ser registrado, principalmente, nos meses de outubro e novembro e não deve ser motivo de preocupação por parte da população em geral. Ainda segundo Vinicius Nunes Pinho, a ventania costuma ser mais forte no período diurno, com velocidade que varia entre 20 km/h até 50 km/h.

"A ventania pode permanecer até o final do mês. É uma ocorrência absolutamente normal do ponto de vista meteorológico. O que ocorre é a formação de sistemas de alta pressão próximos à costa litorânea", explicou o especialista.

O "Vento Nordeste", ao contrário do que muito possam pensar, não diz respeito à região Nordeste em si, e sim à direção e força do vento em dado momento no mapa brasileiro.

Conforme Vinícios, o céu costuma ficar aberto e a formação de nuvens fica prejudicada. "Apesar de não estar completamente relacionado ao aumento gradual da temperatura, é possível perceber, ao longo dos dias, temperaturas acima da média", concluiu.

Vento Nordeste pode chegar há 50 km/hora até o final do mês

Nenhum comentário