GIRO DA NOTÍCIA

VIADUTO QUE CEDEU NA MARGINAL DEVE FICAR PRONTO EM MAIO DE 2019.

#Obra de recuperação do viaduto foi orçada em R$ 30 milhões. Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), o montante poderá ser ressarcido futuramente pelo governo estadual, mas que, em princípio, o valor será desembolsado pela própria prefeitura. A empresa contratada, em caráter emergencial, foi a JZ Engenharia e Comércio.


A liberação do viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros para o tráfego de veículos deve ocorrer em maio de 2019. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pela Prefeitura de São Paulo. A via, próxima à ponte do Jaguaré, cedeu dois metros no dia 15 de novembro. Desde então, o trecho está bloqueado e causa transtorno para o motorista que passa pela região.

A obra de recuperação do viaduto foi orçada em R$ 30 milhões. Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), o montante poderá ser ressarcido futuramente pelo governo estadual, mas que, em princípio, o valor será desembolsado pela própria prefeitura. A empresa contratada, em caráter emergencial, foi a JZ Engenharia e Comércio. "A prefeitura tem assumido toda a responsabilidade sobre as previdências que estão sendo tomadas no viaduto", declarou.

A prefeitura descartou a necessidade de demolição do viaduto, já que demoraria até três anos para que um novo ficasse pronto. Além disso, uma nova estrutura custaria em torno de R$ 70 milhões aos cofres públicos.

Causas: As causas do rompimento da ponte foram apontadas pela prefeitura como uma composição de fatores. Foram identificados fadiga do concreto e defeitos ocultos (não identificáveis em inspeção visual), como a ruptura na parte intermediária de uma viga, que dobrou e se apoiou sobre o pilar. "Vamos reformar os pilares, reparar a viga e fazer o reparo no tabuleiro", disse Vitor Aly, secretário municipal de Infraestrutura e Obras.

De acordo com o secretário, a obra mais importante e que demandará maior tempo é o reparo do tabuleiro. Nele, algumas das fissuras, que chegavam a 5 milímetros, terão de receber preenchimento com resina. "Vamos remover o concreto comprometido, reconstituir a lage de fundo e reforçar com fibras de carbono", disse.

O secretário disse foi possível notar que o viaduto apresentava desgaste desigual. "Depois que colocamos os macacos hidráulicos, a gente percebeu que houve encurtamento não simétrico do tabuleiro. Em um dos lados, teve um encurtamento maior que no outro. No projeto inicial, era para [o tabuleiro] se deformar por igual e simetricamente", explicou o secretário. Além disso, o ponto que cedeu era onde havia mais tensão de impacto.

Viaduto que cedeu em SP deve ficar pronto em Maio de 2019

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