GIRO DA NOTÍCIA

ONDA DE FRIO DEIXA DEZ MORTOS E CAUSA TRANSTORNOS NO LESTE DOS EUA.

#Chicago, terceira maior cidade do país conhecida como "a cidade dos ventos", os termômetros marcaram até -30ºC pela manhã, e -26ºC, à tarde.


O norte dos Estados Unidos foi tomado por vento e temperaturas polares procedentes do Ártico, levando as autoridades a adotarem medidas de emergência para proteger as populações mais vulneráveis. Ao menos 10 pessoas morreram em decorrência do frio até a manhã desta quinta-feira (31).

Essa "massa de ar ártico sem precedentes" deve provocar temperaturas extremas com sensação térmica de -34ºC a -51ºC nas planícies do Norte, na região dos Grandes Lagos e no norte do Meio-Oeste, de acordo com o Serviço Meteorológico (NWS).

No noroeste de Minnesota, a temperatura despencou até -40ºC às seis horas da manhã na pequena cidade de Mahnomen, com sensação térmica de -53ºC.

As autoridades de Illinois, Wisconsin e Michigan emitiram boletins de alerta na quarta-feira (30), dia que deve ficar registrado como o mais frio desse episódio polar que afeta cerca de 60 milhões de habitantes.

Chicago:
Em Chicago, terceira maior cidade do país conhecida como "a cidade dos ventos", os termômetros marcaram até -30ºC pela manhã, e -26ºC, à tarde.

"Estamos lidando com um frio histórico, claramente", afirmou o prefeito de Chicago, Rahm Emmanuel, em entrevista coletiva na quarta-feira à noite.

"As temperaturas põem as vidas em perigo, e temos de agir de acordo", acrescentou.

Para se protegerem do vento glacial, os moradores saem às ruas, cobrindo o rosto com máscara de esqui.

Sob a determinação da governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, os prédios públicos ficarão fechados até sexta-feira, e funcionários de serviços não essenciais deverão ficar em suas casas. As escolas também não vão funcionar. Segundo o NWS, as temperaturas devem permanecer entre -30ºC e -40ºC nesta quinta.

Funcionários ferroviários de Chicago estão usando fogo para manter as vias aquecidas e evitar que congelem, impedindo o tráfego.

O tráfego aéreo também foi perturbado. Mais de 2.500 voos domésticos foram anulados, forçando os passageiros a enfrentarem o frio extremo pelo menos mais um dia.


No Twitter, a prefeitura lançou a hashtag #StayWarmChicago (#PermaneçaAquecidaChicago, em tradução literal), para estimular a população a ficar em casa e se proteger.

Mais de 270 "centros de aquecimento" foram montados em prédios públicos, centros sociais, bibliotecas e até delegacias de polícia para acolher quem precisa de um lugar quente, sobretudo, os cerca de 16.000 desabrigados da cidade.

O serviço de locação de veículos com motorista Lyft passou a oferecer corridas de até 15 dólares para os clientes que quiserem ir para esses abrigos.

EUA registra dez mortes por causa do frio

Nenhum comentário