CONGESTIONAMENTOS DIMINUÍRAM NA GRANDE SÃO PAULO NOS ÚLTIMOS ANOS.
#Região central e a zona sul da capital são as mais congestionadas, apesar de, assim como nas outras regiões, terem observado uma redução dos níveis de congestionamento de 2016 para 2018.
Isso significa que a estimativa caiu de 25,7 minutos no trânsito em 2016 para 22,8 minutos em 2017 e, posteriormente, para 21,7 minutos em 2018. O resultado é uma redução média de aproximadamente 4,1 minutos por pessoa ao longo de todo o período.
O estudo foi baseado no tempo de viagens realizadas dentro do aplicativo de carona. Os dados estão disponíveis na plataforma Uber Movement, lançada nesta quarta-feira. Nela, é possível ver a diferença entre tempo médio de deslocamento quando a região está com as pistas livres ou congestionadas. São Paulo é a primeira cidade do país a entrar na plataforma.
Analisando diferentes regiões da Grande São Paulo, a pesquisa identificou que a região central e a zona sul da capital são as mais congestionadas, apesar de, assim como nas outras regiões, terem observado uma redução dos níveis de congestionamento de 2016 para 2018.
Levando em conta apenas dias úteis, e tirando período de férias escolares, onde o trânsito diminui naturalmente, existe uma tendência de alta no final de 2018, mas os valores ainda se encontram em patamares mais baixos se comparados ao início de 2016. No entanto, cada motorista da região metropolitana de São Paulo perdeu, em média, um total de 23,4 minutos por dia útil devido aos congestionamentos entre 2016 e 2018.
Interferências: Os dados divulgados no estudos mostram ainda como fatores adversos interferem no trânsito da região. Nos dias da greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, a lentidão no trânsito de São Paulo foi reduzida em 9,4 pontos percentuais. Já no fechamento parcial da Marginal Pinheiros, por conta do bloqueio de um viaduto, a lentidão total da cidade aumentou 5,1 pontos percentuais.
Nos dias com mais de 0,1 mm médio de chuva por hora, a lentidão do trânsito é, em média, 3,9 pontos percentuais maior do que nos dias sem chuva. Por outro lado, nas férias escolares, a lentidão reduz-se, em média, 9,6 pontos percentuais.
Congestionamento diminuem na grande SP |
Nenhum comentário