GIRO DA NOTÍCIA

AIRBUS PEDE 4 DOS 6 AVIÕES QUE RESTAM NA AVIANCA BRASIL.

#Airbus disse ser credora de R$ 17 milhões e alega que o plano de recuperação judicial da Avianca é baseado na transferência de slots (direitos de pouso e decolagem em certos aeroportos), o que é proibido por lei.



A Airbus pediu à Justiça de São Paulo a reintegração de aeronaves em posse da Avianca Brasil. Pertencem à Airbus quatro dos seis aviões ainda usados pela companhia aérea, que está em recuperação judicial desde dezembro.

O pedido foi feito na segunda-feira (6). Ainda não há decisão, a cargo da juíza Paula da Rocha e Silva Formoso, da 36ª Vara Cível do Fórum Central.

Se a Justiça conceder a reintegração de posse, a Avianca Brasil ficará com apenas dois aviões em sua frota. A Companhia não quis comentar.

Pedido Negado: A Justiça de São Paulo negou pedido de liminar da Airbus para retomar oito aeronaves da Avianca Brasil.


Quatro dos seis aviões em uso atualmente pela companhia pertencem à empresa europeia. Os outros quatro estão parados ou não têm autorização da Anac para voar. Todos são modelos A318, com 120 lugares.

O argumento da juíza Paula da Rocha e Silva Formoso, da 36ª Vara Cível, foi que, sem os aviões, a operação da Avianca ficaria inviável --apenas dois aviões estariam disponíveis para voar.

"A empresa requerida opera com número reduzido de aeronaves, sendo certo que a retirada de tais bens neste momento, ao que parece, praticamente inviabilizaria a manutenção da atividade empresarial", escreveu na sentença a juíza.

A magistrada deu 15 dias para a Avianca Brasil se manifestar para, então, decidir o mérito do pedido. A companhia não irá comentar.

Leilão: O pedido de reintegração de posse foi feito logo depois de a Justiça suspender o leilão dos ativos da empresa, previsto para esta terça-feira (7). A decisão atendeu a um pedido feito pela Swissport Brasil.

A empresa disse ser credora de R$ 17 milhões e alega que o plano de recuperação judicial da Avianca é baseado na transferência de slots (direitos de pouso e decolagem em certos aeroportos), o que é proibido por lei. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também alegou ser contrária à venda de slots como se fizessem parte do ativo da empresa.

A Avianca Brasil opera atualmente 37 voos diários, em média -quase o mesmo número de 2003, quando a companhia recebeu autorização para voar. A empresa opera em apenas quatro aeroportos: Brasília, Congonhas (SP), Salvador e Santos Dumont (Rio).

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