GIRO DA NOTÍCIA

AVIANCA BRASIL COMEÇA A PERDER USUÁRIOS E ESPAÇO COMPETITIVO NO MERCADO AÉREO.

#Avianca Brasil na demanda doméstica caiu para 12,6% em março, ante 14,1% há 1 ano. A Gol se manteve na liderança com uma fatia de 34,1%, seguida por Latam (31,8%) e Azul (21,2%).



O número de passageiros transportados pela Avianca Brasil em voos domésticos diminuiu 10% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo balanço da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgado nesta terça-feira (23).

No mês de março, foram transportados 880.497 passageiros pagos em voos domésticos, contra 978.231 em março de 2018. Já nos voos internacionais a queda foi de 47%, de um total de 40.832 passageiros em março de 2018 para 21.594 no mês passado.

Segundo a Anac, a participação de mercado da Avianca Brasil na demanda doméstica caiu para 12,6% em março, ante 14,1% há 1 ano. A Gol se manteve na liderança com uma fatia de 34,1%, seguida por Latam (31,8%) e Azul (21,2%).

"A Avianca e Latam apresentaram redução em suas demandas no mês, de 7,5% e 0,7%, respectivamente. Azul e Gol apresentaram crescimento, de 20,1% e 3,2%, respectivamente", destacou a Anac, em comunicado.

A Avianca Brasil está em recuperação judicial desde dezembro e está sendo obrigada pela Justiça a devolver aviões aos donos (chamados de "lessores") por falta de pagamento. A queda no número de passageiros transportados deverá ser ainda maior no balanço do mês de abril. Nesta semana, a companhia começou a devolver 18 dos 25 aviões que ainda operava. Quando deu início ao processo de recuperação, a aérea operava com 43 aviões.

Número de passageiros transportados no país cresce no 1º trimestre: A demanda doméstica por voos cresceu 4,3% no 1º trimestre, em relação ao mesmo período de 2018, segundo a Anac. Já a oferta registrou elevação de 3,4%.

No mês de março, a demanda doméstica, medida por passageiros-quilômetros pagos transportados, subiu 3,4% em relação ao ano anterior, enquanto a oferta cresceu 2,2%.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico alcançou o patamar de 24 milhões nos três primeiros meses do ano, um aumento de pouco mais de 1 milhão de passageiros (alta de 4,4%) em comparação com o mesmo período do ano passado.

A taxa de aproveitamento dos assentos em março de 2019 foi de 81%, o que representou alta de 1,1% frente ao mesmo mês do ano anterior. Já no acumulado do ano, a taxa cresceu 0,9% em relação ao ano anterior, ficando em 82,6%.
Mercado aéreo no Brasil


Latam lidera no mercado internacional: No mercado internacional, a demanda das empresas brasileiras apresentou aumento de 10,7%, enquanto a oferta cresceu 11,7%. No mês, foram transportados 801 mil passageiros pagos em voos internacionais.

A Latam encerrou o mês de março com 70,9% de participação, seguida por Azul (13,6%) e Gol (12,5%). A Avianca ficou na 4ª posição com fatia de 3% da demanda internacional de passageiros em março.

Avianca Brasil começa a perder usuários no mercado competitivo

Nenhum comentário