GIRO DA NOTÍCIA

FLORIANÓPOLIS TERÁ SISTEMA DE RECONHECIMENTO FACIAL.

#Câmeras de reconhecimento facial serão implantados na região central da capital principalmente nos calçadões.



A tecnologia com câmeras de reconhecimento facial deve ser uma realidade em Floripa em curto prazo. A intenção do prefeito Gean Loureiro é ainda neste ano instalar alguns equipamentos na região central da cidade, principalmente nos calçadões. O município deve apresentar mais detalhes nesta segunda-feira (06), quando apresenta um programa completo de segurança com a utilização de mais tecnologia.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) iniciou testes com câmeras que têm tecnologia de reconhecimento facial. Os equipamentos foram cedidos pela empresa Telme, de São Paulo.

Major Ricardo Sartori, coordenador de Mobilidade da Polícia Militar em SC, diz que nesta primeira fase é usado o banco de dados de pessoas desaparecidas para abastecer o sistema. A tecnologia cruza as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento com as descrições faciais de pessoas que têm registro de desaparecimento, usando pontos e medidas do rosto como o comprimento da linha da mandíbula, o tamanho do crânio, a distância entre os olhos e a largura do nariz.

Além de auxiliar nas buscas, a opção por esse banco de dados, em detrimento de outros, evita problemas de invasão de privacidade por meio do sistema. O projeto é piloto, e as primeiras câmeras foram instaladas em Florianópolis, com a possibilidade de serem estendidas a outras regiões do Estado.

Balneário Camboriú, que costuma receber projetos-piloto da Polícia Militar, estava cotada para os testes. Chegou a ser visitada pela empresa que cedeu os equipamentos, no ano passado. Mas a instalação não foi possível porque a cidade ainda não tem sistema de fibra ótica suficiente para a transmissão de dados.

Florianópolis terá sistema de reconhecimento facial

Nenhum comentário