GIRO DA NOTÍCIA

MAIORES ELEIÇÕES DO MUNDO TERMINA NA ÍNDIA.

#Pesquisas preveem uma nova vitória do Partido Bharatiya Janata (BJP) nacionalista hindu do primeiro-ministro Narendra Modi, embora com uma maioria parlamentar menor.




As eleições legislativas na Índia, as maiores do mundo, terminam neste domingo (19) após uma campanha agressiva, cheia de insultos e notícias falsas. Das praias de Goa às favelas de Bombaim, passando pelos mosteiros de Ladakh, ao lado do Himalaia, 900 milhões de pessoas foram convocadas para votar nas últimas seis semanas.

As pesquisas preveem uma nova vitória do Partido Bharatiya Janata (BJP) nacionalista hindu do primeiro-ministro Narendra Modi, embora com uma maioria parlamentar menor.

A votação terminou às 18h00 (9h30 de Brasília) no sétimo e último dia de consultas. Os colégios eleitorais dos oito estados do norte que elegem os últimos 59 candidatos para ocupar a câmara baixa registraram longas filas de eleitores.

A enormidade da população indiana (1,3 bilhão de pessoas) e de seu eleitorado, bem como os desafios logísticos e de segurança, forçaram a realização dessas eleições em várias etapas, desde 11 de abril, em 1,1 milhão de seções eleitorais.

Todas as cédulas serão contadas em um único dia, na quinta-feira. Até lá, as urnas serão mantidas em salas blindadas por guardas e câmeras de vigilância que controlam todos os movimentos.

Se houver uma tendência clara nos resultados, será conhecida por volta do meio-dia (03h30 de Brasília) de quinta-feira.

Ataques: As autoridades adotaram medidas de segurança no estado de Bengala Ocidental, palco de episódios de violência entre seguidores do partido nacionalista hindu de Modi e da oposição.

Uma bomba caseira foi jogada de uma motocicleta contra um centro eleitoral na capital do estado, Calcutá, mas ninguém ficou ferido, segundo as autoridades.

Um grupo atacou um escritório do BJP na cidade e a polícia teve que retirar os militantes que bloqueavam as seções eleitorais.

Maiores eleições do mundo chegam ao fim na Índia

Nenhum comentário