GIRO DA NOTÍCIA

BRASILEIROS JÁ PAGARAM 1 TRILHÃO DE IMPOSTOS ATÉ O ÚLTIMO DOMINGO.



Desde o Ano Novo, passaram-se 153 dias. E segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), durante todo esse período, os brasileiros trabalharam apenas para pagar impostos. Somente a partir desta segunda-feira (3), os vencimentos seriam, de fato, propriedade do trabalhador.

"Se em 2003 o brasileiro destinou cerca de 36% para pagar tributos, hoje ultrapassa os 41%", diz a advogada tributarista e vice-presidente do IBPT, Letícia Mary Fernandes do Amaral.

Segundo a advogada, não somente o peso dos tributos sobre o trabalho cresceu, como os dias necessários para pagá-los estão aumentando. Em 1986 foram 82 dias, em 1988, o menor número, 73, e desde 2017 são 153 dias.

"Muitos países têm números semelhantes e até maiores, a diferença está na distribuição do investimento público, na devolução desse valor pago em serviços à sociedade brasileira, o que faz com que além de pagar esses tributos também tenhamos que pagar dobrado, uma vez que precisamos de educação, moradia, transporte e segurança", ressalta a advogada.

Na Dinamarca, dona de uma das maiores cargas tributárias do mundo, é preciso

trabalhar 176 dias ao ano para pagar os impostos. Porém, o país é um dos líderes em qualidade de vida da população.

"Temos o mesmo sistema público que a Dinamarca, serviço público de saúde, educação gratuita, entre outras, a grande diferença é o investimento e o cuidado que o governo dinamarquês tem com seus nacionais", explica Letícia.

Uma relação que muitos apreciam é com os Estados Unidos da América, país em que a relação qualidade de vida/tributos é vista como equilibrada. Por lá, o americano trabalho trabalhou 105 dias em 2019 para pagar tributos, desde o dia 17 de abril seus rendimentos são seus.

Segundo Letícia, "os americanos pagarão U$ 5,2 trilhões em tributos, algo em torno de 10 vezes mais que o brasileiro, mas o retorno em serviços públicos de qualidade é indiscutível".

Não fosse isso tudo, há na história do país sempre uma elevação tributária, o ano de 2015 é um grande exemplo aumento de alíquotas, inclusão de atividades em rol de impostos, retorno do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) integral para veículos, entre outras medidas.

"O país tem um histórico de aumento de tributos sempre que se falou em mudanças. Toda pequena reforma tributária gerou maior peso ao contribuinte, e esse foi até um dos motivos para a criação do Instituto", informa a advogada tributarista.

Impostometro bate novo recorde em 2019

Brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impsotos

Nenhum comentário