GIRO DA NOTÍCIA

INTERVALO DO ALMOÇO SE TORNA A NOVA HORA DO RUCH EM SÃO PAULO.

#SP tem aumento no movimento ao meio-dia, um aumento de 30% em relação a 2007, ano da pesquisa anterior. Os picos da manhã e da tarde registraram 4,5 milhões e 4 milhões de viagens, respectivamente contra 5.2 milhões do meio dia.





O horário do meio-dia se tornou o mais movimentado na Região Metropolitana de São Paulo, com 5,2 milhões de viagens diárias. A movimentação neste período superou os picos da manhã e da tarde, de acordo com a Pesquisa Origem Destino, divulgada ontem pelo Metrô de São Paulo.

Esse número - com base de referência em 2017 - representa um aumento de 30% em relação a 2007, ano da pesquisa anterior. Os picos da manhã e da tarde registraram 4,5 milhões e 4 milhões de viagens, respectivamente.

O levantamento considera viagens feitas por modo motorizado ou não, ou seja, aquelas feitas por metrô, trem, ônibus, automóveis e motocicletas, por bicicleta ou a pé.

Essa é a sexta edição da pesquisa. Os dados são apurados a cada 10 anos pelo Metrô. "A partir dos resultados, é possível entender a mobilidade e a forma como as pessoas se deslocam na Região Metropolitana de São Paulo", informou o Metrô em nota.

Destaques: Outro destaque da pesquisa foi a redução de 10% do tempo médio de viagem das pessoas nos transportes coletivos na Grande São Paulo. A média atual fica em 60 minutos, contra 67 minutos registrados na pesquisa anterior.

De forma geral, o tempo médio das viagens em todos os modos caiu 14%: de 39 para 34 minutos, entre 2007 e 2017. A maior queda ocorreu nos modos não motorizados (bicicleta ou a pé), cujo tempo médio caiu 24%, passando de 17 para 13 minutos.

As viagens de táxi apresentaram crescimento de 414%. De acordo com a pesquisa, o resultado foi impulsiono pela entrada em operação dos serviços demandados por aplicativos, com representatividade de 79% do total de viagens desse modo.

O deslocamentos feitos pelas mulheres no transporte coletivo aumentou 10% e superou o índice de viagens entre homens, com queda de 3%, em 10 anos.


SP tem movimento intenso ao meio-dia

Nenhum comentário