PROPAGANDA DE CARNE CAUSA POLÊMICA EM PORTUGAL POR USAR MULHER COMO OBJETO.
#Propaganda exibe uma mulher sentada na praia com uma descrição de um produto vendido no local. 'Vitela Brana para assar 9,50 kg', dizia o texto. Logo depois da imagem viraliza, o grupo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) decidiu se pronunciar e criticou esse tipo de publicidade.
Nesta segunda-feira (15), uma foto de uma propaganda em um açougue de Vila Nova de Gaia, região norte de Portugal, viralizou nas redes sociais e causou muita polêmica ao exibir a imagem de uma mulher como 'um pedaço de carne'.
A propaganda exibe uma mulher sentada na praia com uma descrição de um produto vendido no local. 'Vitela Brana para assar 9,50 kg', dizia o texto.
Logo depois da imagem viraliza, o grupo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) decidiu se pronunciar e criticou esse tipo de publicidade: "É tempo de dizer que as mulheres não são mercadoria, não são produtos vendáveis, nem podem os seus corpos ser usados como tal", publicou o grupo no Facebook.
O MDM ainda disse que a prática é "vexatória (...) e ajuda a manter estereótipos de gênero, a disseminar e a naturalizar o desrespeito pelas mulheres enquanto seres humanos, desrespeito esse que incita à submissão, o escárnio e à própria violência contra as mulheres".
O açougue, que pertence a empresa Carnes Sá da Bandeira, por sua vez, comentou o caso informando que tudo era um "mal-entendido", e que, "à semelhança do ano anterior, foram elaborados cartazes alusivos ao verão cuja associação de imagens levou a interpretações que de modo algum ocorreu à empresa". A empresa ainda pediu desculpas pelos transtornos e que não tiveram intenção de ofender ninguém.
Propaganda de carna causa polêmica em Portugal |
Nenhum comentário