GIRO DA NOTÍCIA

ESTADO DO ACRE DECRETA EMERGÊNCIA DEVIDO A FORTE ESTIAGEM E QUEIMADAS.

#Acre tem 10 dias para mandar o relatório ao governo federal para que ele reconheça ou não a situação de emergência. Esta é a segunda vez que o Estado decreta emergência devido às queimadas. Em 2005, houve um pedido, mas a União não reconheceu a situação e Estado teve que usar recursos próprios.





O governo do Acre decretou, na manhã desta sexta-feira (23), estado de emergência devido ao período de estiagem no estado e o número de queimadas. A publicação foi divulgada no Diário Oficial do estado e o governador Gladson Cameli fez uma coletiva para falar sobre a situação das cidades.

O decreto leva em consideração a escassez de chuva, a baixa umidade relativa do ar e as queimadas. Na manhã desta sexta-feira, o rio Acre chegou a 1,55 metro.

"Os meses de agosto e setembro são historicamente de maior criticidade de ocorrência de incêndios florestais e queimadas urbanas, devido aos baixos índices de precipitação pluviométrica e fluviométrica, em consequência a baixa umidade relativa do ar e a elevada emissão de monóxido de carbono e material particulado no ar", pontua.

Agora, o governador tem 10 dias para mandar o relatório ao governo federal para que ele reconheça ou não a situação de emergência. Esta é a segunda vez que o Estado decreta emergência devido às queimadas. Em 2005, houve um pedido, mas a União não reconheceu a situação e Estado teve que usar recursos próprios.

Em 2016, houve um decreto de emergência, mas foi devido à seca histórica registrada no estado.

O aumento de umidade nas demais áreas do estado favorecem a formação de nuvens e, com isso, há a previsão de chuvas em todo o Acre neste domingo (25), o que deve amenizar os efeitos das queimadas na região, segundo informou o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

O tempo varia de parcialmente nublado a nublado e podem ocorrer pancadas isoladas de chuva seguidas de trovoadas em todo o Acre.

Confira as temperaturas em todas as regiões:
Alto Acre: Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 33°C.

Baixo Acre: Mínima de 22°C e máxima de 33°C são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá: Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 24°C e 32°C.

Vale do Purus: Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 22ºC e 32°C.

Vale do Tarauacá/Envira: Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 31°C.


Estado do Acre decreta emergência devido a estiagem forte

Nenhum comentário