GIRO DA NOTÍCIA

CAPIXABAS JÁ PERCORRERAM MAIS DE 50 MIL QUILÔMETROS COM PATINETES.

#Vitória já registrou 150 mil quilômetros rodados por mês com patinetes e bicicletas compartilhadas. Domingo é o dia em que os equipamentos são mais utilizados.







Passear de patinete elétrico compartilhado tem sido um dos passatempos preferidos da manhã de domingo de quem mora ou visita Vitória. No entanto, o equipamento também está ganhando espaço como meio de transporte nos horários de pico do trânsito, durante a semana. Por mês, os usuários percorrem cerca de 50 mil quilômetros.

O levantamento é da Grow, holding responsável pelas bicicletas e patinetes compartilhados. Com os quilômetros percorrido pelos usuários dos dois veículos, esse número sobe para 145 mil quilômetros por mês, ou seja, o suficiente para irmos e voltarmos 140 vezes de Vitória para o Rio de Janeiro.

“É uma operação de muito sucesso em Vitória. Por exemplo, a capital capixaba tem uma população menor que o Rio de Janeiro e que tem 150 mil quilômetros rodados por mês, uma diferença de apenas 5 mil quilômetros”, observou Fernanda Laranja, gerente de relações governamentais e institucionais da Grow.

Os modais compartilhados passaram a estar disponíveis na Capital em fevereiro. Sem ponto fixo para deixar ou pegar o transporte, os equipamentos compartilhados são acessados via aplicativo, pelo qual se cobra por tempo do uso. Atualmente, o serviço atende a toda a orla de Camburi, e também dentro de Jardim Camburi, Bairro República, Mata da Praia, Jardim da Penha e Praia do Canto. Ainda acompanhando a orla, é possível seguir até ao Centro da cidade.

Nas análises da Grow, o domingo é o dia que os patinetes são mais usados, com pico às 10 horas. Durante a semana, o horário de intensificação de uso é exatamente das 17h às 20h, quando é usado para o retorno para casa, após o expediente, ou relaxamento na orla.

“É uma cidade densificada, de pequenas distâncias, o ambiente da cidade colabora muito em questão de infraestrutura, sendo calçadas de qualidade, ciclofaixas e ciclovias. Você tira o carro da rua. Falamos de saúde, bem estar, zero emissão de qualquer tipo de poluente”, pontua Fernanda Laranja.

Coincidência ou não, o Dia Mundial Sem Carro, celebrado todo ano no dia 22 de setembro, caiu hoje, em um domingo. A data, comemorada em vários países, tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel.

Vitória já registrou mais de 50 mil quilômetros rodados de patinetes elétricos

Nenhum comentário