GIRO DA NOTÍCIA

NASA APRESENTA TRAJES PARA NOVA OPERAÇÃO.

#Modelos contarão com diversos tamanhos, para que a Nasa não passe mais por situações como a de março deste ano, quando uma missão espacial formada só por mulheres teve que ser cancelada pela falta de uniformes adequados.





A Nasa acaba de revelar os novos trajes espaciais que serão usados nas próximas missões para a Lua. Os protótipos anunciados são mais confortáveis e dão mais liberdade de movimento que os modelos antigos, garante a agência espacial norte-americana. A novidade marca a corrida da Nasa para atingir a meta do governo Trump de retornar à Lua até 2024.

Para isso, a agência precisa correr para oferecer a tecnologia necessária para que astronautas possam pisar no satélite natural da Terra novamente, algo que não é realizado desde 1972. Amy Ross, engenheira da Nasa e uma das responsáveis pelo desenvolvimento do traje, afirmou que os protótipos também foram pensados para ir além da Lua. “Estamos trabalhando há um bom tempo no desenvolvimento de modelos capazes de realizar o trabalho na Lua, mas também em Marte”, afirmou ao New York Times.

O primeiro modelo, nas cores vermelha, azul e branca serve para astronautas explorarem a superfície lunar. Ele foi pensado para oferecer mais mobilidade aos astronautas, facilitando ações simples como caminhar, se curvar e até mesmo girar. Com o traje, será possível levantar os braços acima da cabeça. “O que astronautas não podem fazer hoje e não conseguiam fazer durante o programa Apollo”, afirmou Ross. O traje também aguenta temperaturas mais altas e mais baixas do que os antigos. Um dos objetivos é enviar astronautas para o Polo Sul lunar, onde as temperaturas são mais geladas.

O outro traje, de cor laranja, será usado por astronautas durante a viagem de volta para a Terra, quando eles estiverem dentro de um cápsula especial. O protótipo oferece proteção e oxigênio extra em caso de acidentes que causem despressurização da nave. Ele foi projetado para manter os astronautas vivos por até seis dias. “Ele será o nosso porto seguro. Será o lugar onde nossa equipe buscará refúgio”, afirmou Dustin Gohmer, engenheiro envolvido na criação do traje.

Os dois modelos contarão com diversos tamanhos, para que a Nasa não passe mais por situações como a de março deste ano, quando uma missão espacial formada só por mulheres teve que ser cancelada pela falta de uniformes adequados.


NASA lança uniformes novos

Nenhum comentário