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SÃO PAULO TERÁ 565 QUILÔMETROS DE CORREDORES DE ÔNIBUS ATÉ 2028.

#SP possui atualmente apenas 130 quilômetros de corredores em mais de 17 mil quilômetros de vias. A frota de ônibus é de cerca de 14 mil coletivos que atende milhões de pessoas todos os dias.





A Prefeitura de São Paulo planeja para 2028 que a cidade tenha 565 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus.

A meta foi apresentada pelo analista de políticas públicas de mobilidade da Secretaria de Mobilidade e Transportes, Luan Ferraz Chaves, na Arena ANTP, evento da Associação Nacional de Transportes Públicos, que ocorre no Expo Transamérica, até o dia 26 de setembro, na zona sul de São Paulo.

Segundo Luan, a cidade tem vários desafios, entre os quais aumentar a infraestrutura para o transporte coletivo.

Atualmente, a cidade tem apenas 130 quilômetros de corredores em mais de 17 mil quilômetros de vias. A frota de ônibus é de cerca de 14 mil coletivos.

A meta, entretanto, é ousada não apenas diante da acanhada malha de corredores, como também pela situação dos cofres públicos.

Quando começou a gestão, o então prefeito de São Paulo, hoje governador, João Doria, estipulou como meta 72 quilômetros até o fim de 2020.

Contudo, o prefeito Bruno Covas teve de rever a meta para apenas 9,4 quilômetros novos e 43,4 quilômetros de reformas em faixas e corredores já existentes.

Brasil: Corredores de ônibus são eixos de transportes que segregam os coletivos dos demais veículos. Existem diversos tipos desde uma faixa exclusiva até corredores com pré-embarque e pontos de ultrapassagem, é o chamado Bus Raíd Transit – BRT.

Confira os 10 maiores sistemas de corredores de ônibus com base em passageiros transportados. Dados do site BRT data:

1 – São Paulo
Com 3,3 milhões de passageiros por dia, São Paulo é a cidade onde tem um maior número de passageiros que são transportados por ônibus em vias exclusivas. Segundo o site BRT data, são 12 estruturas com 130 km de extensão.

2 – Rio de Janeiro
A cidade maravilhosa conta com 3,1 milhões de usuários por dia transportados em corredores de ônibus, divididos em BRTs e os chamados BRS, que são os Bus Rapid Service, bem parecido com faixas de ônibus em vias comuns. O Rio conta com 168 km de vias para os coletivos.

3 – Belo Horizonte
Com 39 km de vias para ônibus, e 7 linhas, a capital mineira conta com um fluxo de usuários de mais de 1 milhão de passageiros por dia. Grande parte é transportada pelo BRT Move.

4 – Guangzhou

A cidade chinesa conta com uma malha de 23 km de BRT, que levam por dia mais de 850 mil passageiros. O corredor conta com pontos de ultrapassagem.

5 – Istambul

A capital da Turquia conta com um BRT com 52 km de extensão e 750 mil usuários por dia. Parte do traçado conta com pontos de ultrapassagem.

6 – Zhengzhou
A cidade chinesa conta com com um BRT com 31 km de extensão, que atende a demanda de 650 mil passageiros por dia. As estações possuem pré-embarque, ou seja, o usuário paga a passagem antes de acessar o veículo, na própria parada, dando agilidade ao ônibus.

7 – Curitiba
A capital paranaense é uma das primeiras cidades a ter o sistema de BRT, e seu modelo foi exportado para o Brasil e o mundo. Os curitibanos tem orgulho de seu sistema, e todo mundo conhece e anda pelas chamadas canaletas. Curitiba conta com 74 km de corredores do tipo BRT e atende a uma demanda de 560 mil passageiros por dia.

8 – Porto Alegre
A capital gaucha conta com 55 km de corredores de ônibus que atendem a uma demanda de 540 mil passageiros diariamente.

9 – Recife
Com 50 km de extensão e um movimento de mais de 400 mil passageiros por dia, a capital do estado do Pernambuco possui sistemas de BRT com plataforma de nível alto.

10 – Urumqi

A cidade chinesa conta com uma rede de 80 km de BRTs divididos em 7 linhas, com atendimento a 380 mil usuários diários. Em toda a extensão da rede, mapas com informações em tempo real informam as condições da operação.

SP quer aumentar 565 km de VLT

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