GIRO DA NOTÍCIA

NÚMEROS DO BRASIL EM OLIMPÍADAS DO ORIENTE SÃO PIORES QUE NO OCIDENTE.

#Olimpíada de 1988, na Coreia do Sul, o Brasil conquistou um ouro, duas pratas e três bronzes. Resultado pior do que quatro anos antes (1984 - Los Angeles, EUA, com um ouro, cinco pratas e dois bronzes) e pior também que quatro anos depois (1992- Barcelona, Espanha, dois ouros e uma prata).






O Brasil tem um histórico olímpico pior quando os Jogos Olímpicos são realizados na Ásia e na Oceania do que quando a competição acontece na Europa ou nas Américas. E vale lembrar que os Jogos do ano que vem serão realizados em Tóquio 2020, a partir do dia 24 de julho.

Uma medalha costuma ser decidida em detalhes.

Um centésimo, um golpe, um centímetro, um ponto...e às vezes esse detalhe ser a seu favor ou contra acontece pela forma como a preparação foi feita. E uma preparação olímpica para competir do outro lado do mundo tem uma longa viagem, um fuso horário enorme e até mesmo uma dificuldade maior de se adaptar à comida.

É uma regra o resultado ser pior? Não, não é uma regra. Mas a logística de uma preparação olímpica para uma competição do outro lado do mundo é bem mais complicada, e a atenção aos detalhes tem que ser ainda mais alta.

Tem que acertar como será a adaptação (chegar quantos dias antes?), como fazer a viagem (ir direto, ou fazer paradas longas na Europa para treinar um tempo lá?) e como se alimentar (levar cozinheiros e comida do Brasil?).

Na Olimpíada de 1988, na Coreia do Sul, o Brasil conquistou um ouro, duas pratas e três bronzes. Resultado pior do que quatro anos antes (1984 - Los Angeles, EUA, com um ouro, cinco pratas e dois bronzes) e pior também que quatro anos depois (1992- Barcelona, Espanha, dois ouros e uma prata).

Na Olimpíada de 2000, na Austrália, o Brasil terminou com seis pratas e seis bronzes, nenhuma medalha de ouro. Resultado pior que quatro anos antes (1996- Atlanta, EUA, com três ouros, três pratas e nove bronzes) e que quatro anos depois (2004 - Atenas, Grécia, com cinco ouros, duas pratas e três bronzes).

Na Olimpíada de 2008, na China, o Brasil terminou com três ouros, quatro pratas e dez bronzes. Resultado pior que quatro anos antes (Atenas 2004, com cinco ouros, duas pratas e três bronzes) e pior que quatro anos depois (Londres 2012, com três ouros, cinco pratas e nove bronzes).

Desde a Olimpíada de 1948, em Londres, a pior campanha do Brasil em termos de medalhas foi exatamente em Tóquio 1964, com apenas uma medalha de bronze.


Desempenho do Brasil na Olimpíada é pior no Oriente 

Nenhum comentário