GIRO DA NOTÍCIA

SÃO PAULO TEM A MAIOR FROTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS DO PAÍS.

#SP possui modelo Marcopolo (com 70 vagas, sendo 30 para pessoas sentadas e 40 em pé) e 12 Caio (com 80 vagas, sendo 31 para pessoas sentadas e 49 em pé). Os veículos já estarão equipados com a tecnologia NFC - pagamento da tarifa por meio dos cartões de débito ou crédito, smartphones ou smartwatches através das plataformas de pagamento digitais.




O prefeito Bruno Covas (PSDB) entregou na manhã desta terça-feira (19) os 15 ônibus elétricos que circularão na linha 6030/10 Unisa-Campus1/Terminal Santo Amaro, na zona sul, da empresa Transwolff Transportes e Turismo. Segundo a prefeitura, a cidade passa a ter agora a maior frota de ônibus totalmente elétricos do País.

São três ônibus modelo Marcopolo (com 70 vagas, sendo 30 para pessoas sentadas e 40 em pé) e 12 Caio (com 80 vagas, sendo 31 para pessoas sentadas e 49 em pé). Os veículos já estarão equipados com a tecnologia NFC - pagamento da tarifa por meio dos cartões de débito ou crédito, smartphones ou smartwatches através das plataformas de pagamento digitais.

De acordo com Covas, a prefeitura tem exigidos duas questões importantes em relação a esses ônibus. "Primeiro: a eletricidade deve vir de uma fonte limpa. Não exigir isso é transferir a poluição. Segunda questão: para utilizar esse tipo de nova energia é preciso que ela seja, no máximo, a mesma proporção de custo que hoje o diesel representa para o ônibus. Esse custo vai cair no futuro e, quem sabe lá na frente possa também representar uma redução da tarifa por conta dessa energia", afirmou.

Segundo o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, "São Paulo é pioneira na busca de novas tecnologias para transportar os passageiros com conforto e segurança, agora com energia limpa, sem agredir o meio ambiente. É isso que essa nova frota de ônibus elétricos representa".

"A partir de hoje, São Paulo tem a maior frota de ônibus 100% elétricos do País. Mais uma vez, somos pioneiros em apresentar inovações que reforçam o nosso compromisso em promover a qualidade de vida das pessoas. A SPTrans conseguiu com esse projeto mais uma referência técnica. Viabilizamos um projeto que capta energia limpa gerada em uma fazenda no interior do Estado para abastecer os ônibus que circulam na cidade", afirmou o presidente da SPTrans, Paulo Shingai

Os modelos BYD D9W são 100% elétricos, movidos a bateria, e possuem área para cadeira de rodas, acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, USB e ar-condicionado.

TARIFAS: Ao ser questionado sobre um possível aumento do transporte na Capital no próximo ano, Covas disse que o assunto está sendo discutido com o governador João Doria (PSDB), mas não afirmou se o valor será reajustado e de quanto seria o reajuste.

"Estamos tratando isso com o governo do estado e assim que for definido a gente divulga. Ainda este ano", disse Covas.

Atualmente, o valor da tarifa é de R$ 4,30.

SP tem aumento na frota de ônibus elétricos

Nenhum comentário