GIRO DA NOTÍCIA

BUENO AIRES PASSA OBRIGAR USO DE MÁSCARAS A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA ASSIM COMO OCORRE EM MATO GROSSO.

#Moradores da cidade podem sair de casa apenas para compras de remédios, alimentos e para atendimento médico. Todos que saírem de casa devem usar algum tipo de proteção no rosto.





O chefe de governo da Cidade de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, anunciou, na manhã desta segunda-feira (13), que o uso de máscaras caseiras será obrigatório a partir de quarta-feira (15). Para combater a pandemia do novo coronavírus, a Argentina estendeu sua quarentena obrigatória até 26 de abril, por enquanto.Houve uma pequena flexibilização, e agora, além das instituições de saúde, do comércio e distribuição de alimentos e combustível, bancos também podem abrir para atendimentos com horário marcado, e oficinas, para consertos de automóveis. Também podem circular, com autorização, jornalistas e diplomatas.

Os demais moradores da cidade podem sair de casa apenas para compras de remédios, alimentos e para atendimento médico. Todos que saírem de casa devem usar algum tipo de proteção no rosto.

A comercialização de máscaras cirúrgicas, entretanto, está proibida, para que não faltem para o atendimento médico.

"Quanto mais exigentes formos com essas normas, mais rápido sairemos disso. Se 2 de cada 3 pessoas que têm o coronavírus não apresentam sintomas mas podem contamina,r precisamos adotar esse tipo de medida. Todos temos de atuar como se tivéssemos o vírus", disse Larreta em videoconferência na manhã desta segunda-feira.

As pessoas que violarem essas regras podem ser detidas e processadas por atentado à saúde pública e desacato à autoridade.

Como demonstração de que a medida é para valer, a cidade amanheceu com suas estátuas cobertas com máscaras, sinal de que a medida é para todos.

Mato Grosso adotou antes: A determinação que prevê que os moradores mato-grossenses usem máscara de proteção como medida de prevenção ao coronavírus passa a valer a partir desta segunda-feira (13) no estado.

O Governo de Mato Grosso anunciou neste domingo (12) que fará uma série de ações de conscientização, durante esta semana, em decorrência da obrigatoriedade do uso da máscara em empresas privadas e nos órgãos da administração pública.

O governo também prevê multa para que não cumprir, no entanto, ainda não divulgou detalhes de como será a penalidade.

O objetivo é sensibilizar as pessoas pela necessidade do uso da proteção, antes de aplicar qualquer tipo de penalidade, tanto ao cidadão quanto às empresas.

No dia 3 de abril, o governador Mauro Mendes lançou a campanha "Eu cuido de você e você cuida de mim", em que demonstra, seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, que ao usar a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido.

Assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.

Durante o lançamento da campanha, foi assinado um decreto que consta a obrigatoriedade do uso da proteção, em todo e qualquer estabelecimento comercial que estiver em funcionamento.

A campanha e o decreto estimulam que as pessoas façam a própria máscara de tecido, principalmente, porque a cirúrgica deve ser reservada para os profissionais de saúde. Blitz: Durante a semana passada, o Corpo de Bombeiros distribuiu máscaras de tecido à população, em vários pontos de Cuiabá, cidade que mais registrou casos de Covid-19, com 64 confirmações.

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado neste sábado (11), são 121 casos confirmados em Mato Grosso e três óbitos registrados. Multa: Na próxima semana, será divulgada as sanções para quem descumprir as medidas contidas no Decreto n. 437.

BA obriga uso de máscaras

Nenhum comentário